Número de empresários do varejo com estoques elevados cai de forma acelerada em maio

Os comerciantes do varejo de São Paulo estão conseguindo equilibrar seus estoques ainda no primeiro semestre do ano. Em maio, o Índice de Estoques (IE) atingiu 105,6 pontos, crescimento de 7% na comparação com abril e 20,8% superior ao registrado em maio de 2016. A evolução do indicador foi motivada pela queda de 4,1 pontos porcentuais (p.p.) no número de empresários que afirmaram estar com estoques acima do ideal na comparação com abril e -7,8 p.p. no contraponto anual.

Em maio, cerca de 32% dos empresários afirmaram estar com os estoques acima do adequado, a menor proporção desde julho de 2015, e 15,1% abaixo do que consideram ideal. A parcela de empresários que consideram seus estoques adequados atingiu 52,7%, ainda abaixo do histórico de antes de 2015, quando o indicador rondava os 60%. 

O Índice de Estoques (IE) da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) capta a percepção dos comerciantes sobre o volume de mercadorias estocadas nas lojas e varia de zero (inadequação total) a 200 pontos (adequação total). A marca dos 100 pontos é o limite entre inadequação e adequação.

De acordo com a Entidade, os diferenciais entre os estoques acima e abaixo caíram bastante após permanecerem elevados por bastante tempo, mas ainda assim a proporção de empresários com excesso de produtos nas prateleiras tem se mantido um pouco acima do esperado. A Federação esperava que os dados posteriores ao Natal e no início do ano fossem apenas uma fotografia de um momento ruim. E que com as promoções de vendas no primeiro trimestre e com a provável retomada gradativa da atividade,o excesso de estocagem fosse se ajustando, mas isso não ocorreu como projetado. Somente agora em maio que, aparentemente, o quadro referente aos excessivos e onerosos estoques começa a caminhar para a normalidade, quando se espera, por experiência com os dados, que mais de 60% dos empresários estejam com os estoques adequados e menos de 25% deles tenham excesso de mercadorias.

A redução dos estoques somente se manterá, segundo a Entidade, em um ambiente de crescimento um pouco mais rápido com uma forte dose de conservadorismo por parte dos comerciantes no momento em que forem projetar novos pedidos e vendas. Nesse contexto, o acompanhamento deste indicador nos próximos meses é extremamente importante para antecipar a retomada mais vigorosa da produção industrial.

Nota metodológica

O Índice de Estoques é apurado mensalmente pela FecomercioSP desde junho de 2011, com informações de cerca de 600 empresários do comércio nos municípios que compõem a região metropolitana de São Paulo. O indicador vai de zero a 200 pontos, representando, respectivamente, inadequação total e adequação total. Em análise interna dos números do índice é possível identificar a percepção dos pesquisados relacionada à inadequação de estoques para “acima” – quando há a sensação de excesso de mercadorias – e para “abaixo” em casos de os empresários avaliarem a falta de itens disponíveis para suprir a demanda a curto prazo.