Nordeste: franquias faturaram R$ 5,9 bilhões no terceiro trimestre

Diferentemente de metrópoles como São Paulo e Rio de Janeiro, onde o segmento de franchising já encontra um cenário extremamente competitivo, o Nordeste do país ainda apresenta grande potencial para expansão para o setor. Sem trocadilhos com o local onde Pedro Alvares Cabral desembarcou em 1.500, a região é hoje um porto seguro para quem pretende investir em franquias. 

Em 2018, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), mais de 14 mil unidades foram abertas na região. E só no terceiro trimestre do ano, as franquias faturaram na região R$ 5,9 bilhões, conforme a ABF. Não à toa, várias franqueadoras nascidas no Sudeste e no Sul começam a fincar seus guarda-sóis nas escaldantes areias litorâneas ou mesmo nas abrasadoras terras do sertão nordestino. 

No primeiro semestre, o faturamento do franchising no Nordeste cresceu 8%, superando a alta registrada no país (6,4%). Hoje, as capitais do Nordeste com maior número de unidades franqueadas são Salvador (sexta colocada no país), Fortaleza (nona), e Recife (10ª). Em Salvador, o número de unidades franqueadas saltou de 1.655 em 2018 pra 1.801 em 2019 (+8,82%). Já a piauiense Teresina foi – junto com Cuiabá – uma das únicas capitais brasileiras a ganharem posições no ranking das 30 maiores cidades em operações de franquias no primeiro semestre de 2019 em relação ao mesmo período de 2018. 

Segundo Fabiana Hamada, sócia da Goakira Consultoria e Gestão de Rede de Negócios, especializada em franquias, os estados do Nordeste ainda são pouco explorados pelo segmento. “O número de shoppings tem crescido exponencialmente”, afirma a consultora. “Estudos projetam que o Nordeste, em quatro anos, ultrapassará a região Sul em quantidade de shopping centers”. 

OrthoDontic, Hope e Kyly projetam novas unidades na região 

Maior rede de franquias especializada em ortodontia do país, a OrthoDontic está presente na Bahia, no Ceará, no Piauí e no Rio Grande do Norte, em um total de 11 cidades. Além das baianas Salvador, Bom Jesus da Lapa, Cruz das Almas, Vitória da Conquista, Guanambi, Brumado, Juazeiro e Camaçari, a franquia tem consultórios em Teresina (PI), Camocim (CE), Natal (RN). 

Na Bahia, a empresa projeta um potencial para 60 novas unidades em 2020, com uma meta de 23 a serem abertas até o fim do ano que vem. Em Pernambuco, o potencial é de 52 novas unidades, e a meta é a abertura de 18 consultórios. Já no Ceará, a OrthoDontic prevê um potencial de 42 unidades a serem abertas em 2020, com uma meta de 15. No Rio Grande do Norte, o potencial é de 11 unidades, com meta de quatro novas. Em Sergipe, o potencial é de sete unidades, com projeção de abertura de seis consultórios no ano que vem. 

O Grupo Hope, por sua vez, mantém atualmente 23 unidades no Nordeste – oito delas na Bahia (Feira de Santana, Itabuna e Salvador ), três em Pernambuco (uma em Recife e as outras duas em Caruaru e Petrolina), duas em Alagoas (Maceió), uma no Ceará (Fortaleza), duas na Paraíba (Cabedelo e Campina Grande), uma no Rio Grande do Norte (Natal), duas no Maranhão (São Luís), duas em Sergipe (Aracajú) e duas no Piauí (Teresina). Segundo o gerente de Expansão do Grupo Hope, Flávio Nerosi, a meta para 2020 é um total 30 novas lojas em todo o país. Entre as cidades com oportunidades de expansão, são destaque Recife e Natal. Fortaleza receberá nova unidade em 2020. 

Já o Grupo Kyly inaugurou este ano a sexta loja da marca de moda infantil Milon no Nordeste. A unidade foi aberta em agosto no Maceió Shopping, em Maceió e serão abertas mais quatro unidades da marca no Nordeste até o fim do ano. As lojas que estão em fase de preparação para abertura ainda em 2019 na região: Shopping São Luís (franquia), em São Luís (MA), Shopping Riomar, em Aracaju (SE), e Shopping Riomar, em Recife (PE).