No dia Mundial do Pão, Instituto Gourmet reforça a importância da profissão de Padeiro

No dia 16 de outubro é considerado o Dia Mundial do Pão, a data foi instituída pela União Internacional de Padeiros e Afins. O pão é considerado o alimento mais popular do mundo, estando presente nas várias refeições de maneira versátil e criativa. Se profissionalizar no setor é uma ótima pedida para quem deseja empreender.

Para atender essa demanda, o Instituto Gourmet, maior rede de franquias de cursos profissionalizantes na área de gastronomia, lançou recentemente o curso de Padeiro Profissional, que visa capacitar o aluno para o mercado de trabalho inserindo conhecimentos numa área tradicional e crescente.

“O mercado de padarias está cada vez mais aquecido por causa da mudança no perfil do consumidor e da entrada de novos empresários no setor de panificação”, comenta Lucilaine Lima, fundadora do Instituto Gourmet.

Segundo o Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria de São Paulo, apenas na capital do estado, houve uma procura por mais de 5 mil padeiros e confeiteiros profissionais no último ano, com o salários a partir de R$ 2,5 mil. Já o Sistema Nacional do Emprego – SINE – aponta que há cerca de 180 mil postos em busca de trabalhadores com conhecimentos técnicos.

Com nove módulos, o Curso de Padeiro Profissional ensinará desde fermentação natural, passando por panificação enriquecida, tradicional, internacional e especial, além de focar também no módulo “iniciando meu negócio”, no qual os alunos aprenderão sobre empreendedorismo, formação de preços e gestão de atendimento e pessoas.

“Queremos que nossos alunos saiam aptos para tocar seus próprios negócios, por isso, além de ensinarmos o imprescindível na cozinha, apresentamos o bê-á-bá para se tornar um pequeno empresário”, afirma Lucilaine.

Nos últimos cinco anos, o setor gastronômico cresceu cerca de 80% no país e movimenta mais de R$ 420 milhões por dia. Hoje, o Instituto Gourmet conta com mais de 70 unidades comercializadas e o faturamento já ultrapassou R$ 14 milhões de reais.

Para a empresária, o sucesso da rede de franquias Instituto Gourmet se dá ao fato da empresa ter como missão transformar a vida de todos os que integram seu modelo. “Além do aluno empreendedor, nós enfatizamos a importância social que o franqueado possui. Ele é responsável por impactar economicamente aquela região gerando empregos e formação profissional.”, finaliza.