Multifranqueado: diversificar ou comprar novas unidades na mesma rede?

Empreender é viciante. Isso porque conquistar metas, enfrentar desafios e colocar energia naquilo em que acreditamos é uma montanha russa de emoções. É tão viciante que, depois de adquirir a primeira unidade de uma franquia, os investidores buscam novas redes e passam a franquear várias marcas. Outros, ficam tão satisfeitos com uma marca que decidem crescer dentro dela, comprando novas unidades da mesma rede.

A Associação Brasileira de Franchising (ABF), acredita que essa seja uma tendência de mercado, uma vez que os números de franqueados que compraram mais de uma unidade estão crescendo nos últimos anos. Em entrevista para o Santander Negócios e Empresas, o diretor de inteligência da ABF, Cláudio Tieghi, explica que a instituição está analisando esse fenômeno conhecido como multifranqueado. “É um movimento que estamos identificando, estudando e divulgando, pois são franqueados que atingiram um nível de excelência operacional e que, necessariamente, não vão adquirir marcas concorrentes, mas sim marcas sinérgicas ou de segmentos variados”, disse ao veículo.

O casal de empreendedores Fábio Samartin e Andrea Ravazzano acabaram de entrar nessa categoria de empreendedorismo ao comprar uma segunda unidade da franquia Global Study, rede de intercâmbio. Os empreendedores decidiram investir na rede em outubro de 2014, quando inauguraram a loja de Salvador. Os sócios decidiram apostar no negócio pela paixão por viajar e conhecer outras culturas. “A franquia de Salvador deu muito certo. Em um ano, os resultados superaram as expectativas e já tivemos o retorno do investimento. Quando a franqueadora demonstrou interesse em expandir ainda mais no Nordeste, abraçamos a ideia sem medo. Acreditamos na gestão da empresa e nos diferenciais competitivos da marca”, afirma Samartin.

Segundo Fábio, o mercado de intercâmbio cresce a passos largos e Recife precisava de uma base para dar suporte aos estudantes interessados em estudar no exterior. “O mercado de intercâmbio na região, a princípio, nos pareceu maduro, pois já abriga as principais agências de intercâmbio do país. No entanto, quando avaliamos mais cuidadosamente, percebemos uma certa carência dos estudantes em relação a um atendimento próximo e personalizado”, argumenta.

Outro fator decisivo para a escolha do casal em adquirir uma nova unidade da Global Study em vez de diversificar o investimento, foi a qualidade técnica da franqueadora. “A franqueadora possui processos e operações sólidas, acompanhando de perto as ações e evolução de seus franqueados. Nos sentimos seguros em investir, pois sabemos que a rede dará todo suporte para nosso crescimento na região. Tem sido assim com a unidade de Salvador e os números de faturamento e crescimento são animadores para qualquer empreendedor”, garante.

Existem muitos caminhos quando o assunto é o sucesso de uma franquia. Muitas vezes ter um produto exclusivo ou um serviço diferenciado pode ser chave para o sucesso. No caso da franquia Global Study, a gestão da rede tem sido o segredo para uma expansão sólida e duradoura.

Clique aqui e cadastre-se para receber informações exclusivas. É gratuito!