Mudar de cidade pode ser a oportunidade certa para empreender

Com a chegada de um novo ano, é comum que as pessoas encarem mudanças na rotina. Muitas vezes, elas são motivadas pelas promessas de Ano Novo para a realização de metas pessoais, desde as mais simples, como fazer exercícios todos os dias, até as mais complicadas, como uma mudança de emprego e até de cidade.

Os motivos são diversos, mas é certo que a entrada de um novo ano é a época perfeita para tirar os planos do papel e colocá-los em prática. O primeiro passo é saber o que você quer mudar, entender o cenário que envolve essa mudança e traçar metas que ajudem a alcançar o objetivo.

Esse foi o caso da dentista Juliane de Fáveri que, após mudar de cidade, viu seus sonhos ganharem forma e hoje, aos 33 anos de idade, ela é sócia de três unidades da Oral Unic, rede de franquias de clínicas odontológicas premium. Em Criciúma, Santa Catarina, onde mora, ela atua como diretora clínica da Oral Unic da cidade e cuida do planejamento e da estruturação do tratamento de cada paciente de forma personalizada. Além de ficar no dia a dia da operação da clínica de Criciúma, ela também é sócia nas unidades de Tubarão e São José, ambas em Santa Catarina.

Porém, engana-se quem acredita que o começo foi um processo simples.

O ano era 2009 e Juliane, recém-formada em odontologia, ingressava no mercado de trabalho em busca de alternativas profissionais. Indo contra as estatísticas, já que apenas 25% dos jovens recém-formados conseguem emprego em sua área de formação, segundo dados do NUBE (Núcleo Brasileiro de Estágios), ela tentava exercer na prática a sua formação acadêmica. Conseguiu. Ao visitar o site do CRO/SC (Conselho Regional de Odontologia de Santa Catarina), Juliane viu um anúncio para ser dentista em uma clínica de sua cidade, Rio do Sul, e se candidatou.

Esse foi o primeiro passo de Juliane para o seu desenvolvimento profissional. “Todo jovem passa por esse momento desafiador quando se forma e busca exercer sua profissão”, conta. Após três anos na clínica, Juliane não teve dúvidas e quando surgiu a oportunidade, abraçou mais um desafio: prestar concurso público para trabalhar com saúde pública. Aprovada, começou a exercer a nova função em Ituporanga, uma pequena cidade a aproximadamente 27 quilômetros de Rio do Sul, o que permitiu que ela conciliasse o novo emprego e o antigo consultório.

Com o passar do tempo, Juliane se especializou em endodontia – ramo da odontologia que trata o dente internamente, curando lesões e doenças da polpa (o nervo) e da raiz do dente. Durante os estudos, pesquisou medicamentos pré-operatórios e foi mais a fundo nos estudos da intensidade de dor após tratamentos endodônticos. Além disso, também se especializou em pacientes com necessidades especiais, odontopediatria e ortodontia. “Apesar das especializações, minha vida profissional sempre foi – e ainda é – focada na resolução da dor dos pacientes”, ressalta.

Após quatro anos em Ituporanga, onde auxiliou no projeto e na implantação do Centro de Especialidades Odontológicas da cidade, Juliane investiu na maior mudança da sua vida até o momento, uma decisão que mudou o rumo de sua vida e da carreira.

“Durante esse tempo, eu conheci o Murilo. Começamos a namorar e nos casamos, o que motivou a minha mudança para Criciúma em 2015”, conta. No ano seguinte, já na nova cidade, Juliane identificou uma oportunidade no mercado. “Percebi que havia espaço para uma clínica odontológica premium em Criciúma, porque os pacientes sempre buscavam alta qualidade nos tratamentos”, explica.

Em sociedade com o marido Murilo Regalo, que é cirurgião dentista, Juliane abriu sua primeira franquia Oral Unic em 2016 na cidade. Foi a segunda unidade da rede a ser inaugurada e de lá para cá a empreendedora viu o negócio se firmar e crescer.

Fundada há apenas três anos, a rede de franquias Oral Unic conta hoje com aproximadamente 60 unidades em todo o país. O sucesso, acredita Juliane, é consequência da organização do negócio. “A rede oferece muita consultoria para uma melhor gestão, principalmente porque o dentista, ao se formar, não está capacitado para gerir uma clínica. É necessário investir nisso e a Oral Unic oferece toda essa base de gestão que nos permite entender e seguir à frente do negócio”, afirma.

Para Juliane, mudar de cidade foi a reviravolta que a levou a um caminho de conquistas e realizações pessoais. Entretanto, o que se pode constatar é que o ponto de partida para qualquer mudança, seja ela qual for, é não ter medo de encarar o desconhecido e começar com pequenas metas. Afinal, nunca se sabe o que pode acontecer.