Método STEAM melhora ensino e estimula participação de aluno em sala de aula

Investigar, descobrir, conectar, criar, refletir sobre tudo ao redor. Pedagogos são unânimes em afirmar que crianças com essas características têm o aprendizado facilitado e mais efetivo. Conhecido como método STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática, em tradução direta e livre do inglês), essa maneira de ensino trabalha a integração das cinco áreas mencionadas e delega ao estudante o protagonismo no aprendizado. Isso quer dizer que ele será mais participativo e ativo, ao mesmo tempo em que aprenderá o conteúdo de diferentes áreas de ensino e chegará à resolução de um desafio por meio do desenvolvimento do seu próprio raciocínio.

“Com as novas tecnologias presentes no nosso dia a dia, é importante que o aluno aprenda a opinar, investigar e chegar às suas próprias conclusões com apoio do professor”, explica Leonardo Andreoli, gestor da Ensina Mais Turma da Mônica, rede pioneira no mercado de apoio escolar. “Ao trabalhar artes, literatura, exatas e outras matérias, o método STEAM nos auxilia bastante no relacionamento com o estudante, pois facilita a interpretação do mundo, o que eleva o desempenho acadêmico dele”, completa.

A Ensina Mais Turma da Mônica tem como foco o apoio aos estudantes nas disciplinas de Português e Matemática, nas etapas do ensino fundamental 1 e 2. Ao utilizar o método STEAM, o aluno é desafiado a organizar melhor seus pensamentos e superar os obstáculos propostos pelas disciplinas. Assim, a criança é estimulada a desenvolver um raciocínio criativo e ágil, que o acompanhará o resto da vida. O mesmo vale para aqueles que participam do curso de Robótica, outro diferencial da marca. Isso ocorre porque o desenvolvimento do lado esquerdo do cérebro – responsável pelo pensamento logico, analítico e crítico – é estimulado.

Com mais de 100 franqueados e cinco mil alunos formados, a Ensina Mais tem tido sucesso em implementar a metodologia em seus cursos. “Percebemos que os alunos inseridos no STEAM tendem a ser muito mais participativos em sala, além de se mostrarem mais curiosos e propensos a resolverem problemas do dia-a-dia com mais rapidez”, ressalta Leonardo.

Ensino individualizado também ganha

Outra vantagem do método é a possibilidade que ele oferece de se moldar um aprendizado especifico para cada estudante. Assim, alunos que precisem receber mais estímulos em determinadas habilidades poderão trabalhá-las melhor. Um estudante cuja parte investigativa apareça menos poderá realizar atividades que o estimulem a resolver todos os desafios propostos para chegar a uma conclusão na resolução de um projeto. Alunos ansiosos também podem melhorar esse quesito: o STEAM propõe atividades que exigem grande reflexão antes de serem concluídas, forçando o estudante a parar e pensar antes de responder à questão.

“Como este método de ensino é dividido em etapas, é mais fácil perceber em que fase o aluno tem dificuldade. Assim, podemos auxiliá-lo a superar exatamente a etapa em que ele esteja confuso”, explica o gerente da Ensina mais.