Mercado de manutenção predial segue aquecido em SP

Uma pesquisa realizada pela tradicional revista Emporis Buildings, especializada em reunir informações sobre imóveis e construções em diversos países, aponta que São Paulo é a terceira cidade no mundo em quantidade de prédios – atualmente são mais de 7 mil empreendimentos, entre comerciais, residenciais e igrejas. Tanta movimentação acaba gerando a necessidade constante de manutenção, abrindo espaço para um mercado que mostra-se cada vez mais promissor: o de reformas e pequenos reparos. Como exemplo, desde que passou a atender essa demanda com mais atenção, a rede de franquias Master House Manutenções e Reformas tem conquistado muito espaço na capital paulista. Segundo Allan Comploier, engenheiro e diretor da rede, este é um mercado de muitas possibilidades, e que não pode ser ignorado pelos prestadores de serviços na área da construção civil. “A lógica é a de que, uma vez em pé, o prédio precisa de atenção e cuidado, pois estes itens são indispensáveis e estratégicos para a longevidade das instalações, garantindo a qualidade do ambiente interno e externo. Além disso, a manutenção predial é uma verdadeira aliada para aqueles que desejam se desfazer ou alugar um imóvel, por exemplo”, lembra.

Quando o cenário de possibilidades é avaliado pela quantidade de empreendimentos localizados em cada região da cidade, a zona sul desponta como a principal delas, pois concentra o maior número de prédios (cerca de 2.200), segundo os dados divulgados pela Emporis Buildings. O estudo também aponta que zona oeste é o segundo melhor mercado da capital, com mais de 1.900 construções do tipo, enquanto o centro garante a terceira posição, com aproximadamente 950 empreendimentos. A amostra é comprovada pela Master House Manutenções e Reformas, que apresenta bom desempenho nas unidades da rede que estão localizadas em Moema e Perdizes. Antônio Carlos Pimentel, responsável pela unidade de Moema, conta que, em oito meses em operação, a conversão de orçamentos em contratos é um fato a ser destacado. “Em média, a cada três contatos feitos por interessados neste tipo de serviço, um é convertido e passamos a realizar vistorias e manutenções periódicas conforme a necessidade de cada cliente. Temos sentido aumento da procura por nossa empresa devido à boa reputação e também pela flexibilidade de preços que podemos oferecer nestes contratos extensos e contínuos”, explica. As principais demandas de sua região são serviços hidráulicos, elétricos e de manutenção de ar condicionado. Já Sillas de Souza Cezar, franqueado da unidade de Perdizes, que está em operação há apenas quatro meses, conta que os clientes buscam estes mesmos reparos e também atendimentos referentes à alvenaria. “Firmamos uma parceria com uma imobiliária que possui uma carteira de mais de 1.800 clientes. Somente este contrato corresponde a cerca de 25% do faturamento de minha unidade. Logo, este tipo de parceria é de extremo valor para nosso negócio”, comenta.

Oportunidade

Com 953 prédios construídos, o centro da capital, que abriga os principais arranha-céus da cidade, apresenta-se como excelente oportunidade para o início de novas operações da rede. “Estamos em busca de um franqueado que encare o desafio e que leve toda nossa qualidade para esta região”, avisa Allan Comploier.

Clique aqui e cadastre-se para receber informações exclusivas. É gratuito!