Mercadão dos Óculos lança modelo de franquia para cidades com até 30 mil habitantes

Levar uma franquia já consagrada nas grandes cidades para municípios com até 30 mil habitantes. Por um investimento de R$ 100 mil, essa é a nova opção de negócio do Mercadão dos Óculos, uma rede de óticas premiada e que conta com mais de 300 unidades em todo Brasil.

A novidade busca atrair o investidor que, por uma questão financeira ou de logística, tem dificuldades para inaugurar uma franquia na cidade onde reside.

“Desenvolvemos um modelo de negócio rentável e flexível para o bolso desse investidor, sem que ele precise mudar de praça para abrir uma unidade”, comenta Gustavo de Freitas, diretor-executivo do Mercadão dos Óculos.

De acordo com Freitas, a nova proposta permite que o Mercadão dos Óculos amplie sua presença nacional fora das regiões com mais de 100 mil habitantes, onde a atuação de franquias de ótica é mais comum. “Com isso iremos promover mais qualidade, variedade e preço justo em óculos de sol e de grau nesses municípios”.

O Mercadão dos Óculos é a primeira rede de óticas do Brasil a lançar um modelo de vendas de óculos somente com marcas próprias. Essa condição permitiu elaborar uma opção de negócio reduzida, com baixo custo de estoque inicial de produtos – que em grifes é maior, com mínimos e coleções a serem compradas por imposição das marcas.

Lucro de 30%

A nova proposta de negócio do Mercadão dos Óculos tem como principal mudança o custo fixo. Antes era necessário um investimento mínimo de R$ 150 mil para ter a loja completa e em funcionamento. Para isso, a rede reduziu a taxa de franquia, estoque, móveis, equipamentos óticos, adequou imóveis, dentre outras ações.

“Hoje já existe uma movimentação das redes para democratizar o investimento, a fim de atrair investidores de fora dos grandes centros urbanos”, explica Freitas.

Além disso, houve uma adaptação no plano de negócios, que utilizou como referência as unidades já em funcionamento do modelo de negócio tradicional. Atualmente, o Mercadão dos Óculos possui 25 franquias em cidades com menos de 50 mil habitantes, sendo 50% delas na faixa de até 30 mil (algumas em operação há mais de três anos).

“O custo fixo dessas franquias são menores que em cidades maiores. Com isso temos um ótimo ganho na rentabilidade, com lucratividade final entre 25% a 30% do faturamento total da loja”, acrescenta Freitas. Até 2020, a expectativa é que 20% a 30% das franquias comercializadas sejam voltadas para cidades desse porte.

No segundo trimestre de 2019, o franchising cresceu 5,9% em relação ao mesmo período do ano passado, com o faturamento de R$ 43,1 bilhões. O segmento de Saúde, beleza e bem-estar, que envolve as óticas, foi um dos que mais que cresceu: 6,6%.

Para ser proprietário de uma franquia, o investimento é a partir de R$ 100 mil. O retorno de investimento do franqueados da rede é de 15 a 20 meses.