Mercadão dos Óculos cresce no Paraná com 5 novas unidades

Em maio, o Mercadão dos Óculos, uma das maiores e mais premiadas redes de óticas do Brasil, inaugurou cinco unidades no Paraná nas cidades de Maringá, Guarapuava, Sarandi, Apucarana e Fazenda Rio Grande. Com os lançamentos, a marca conta com 23 lojas no estado e mais 270 em todo país.

As inaugurações fazem parte de um plano de expansão da rede no Paraná. Nos últimos seis meses, o Mercadão dos Óculos abriu outras cinco óticas nos municípios de Araucária, Francisco Beltrão, Londrina, Ponta Grossa e Curitiba.

“Estamos trabalhando para dobrar o número de unidades no estado ainda em 2019. Temos obtido ótimos resultados na região, inclusive com cases de multifranqueados”, comenta Gustavo de Freitas, diretor-executivo da marca.

O Paraná é maior polo de óticas da região Sul, com mais de 1.200 unidades, segundo a Associação Brasileira da Indústria Óptica (Abióptica). Para este ano, a entidade estima um crescimento de 10% do setor, faturando R$ 24 bilhões.

“Hoje, nosso maior vendedor é o próprio franqueado. Depois de uma primeira experiência com a franquia, muitas vezes ele decide abrir outra unidade. Trata-se de um crescimento com qualidade e isso só é possível oferecendo um negócio rentável de fato”, acrescenta Freitas. Atualmente, 43% das lojas pertencem a multifranqueados.

Franquia: um ótimo investimento

O setor de franquias cresceu 7% no primeiro trimestre de 2019 em relação ao mesmo período do ano passado, com o faturamento de R$ 41,5 bilhões. O segmento de Saúde, beleza e bem-estar, que envolve as óticas, foi um dos que mais que cresceu: 9,2%.

“O franchising é uma ótima opção de investimento já consolidado no Brasil. Com uma maior preocupação em relação à saúde ocular, as óticas têm ganhado cada vez mais espaço muito além de uma questão de estilo e beleza”, acrescenta Freitas.

Por isso, entre os dias 26 e 29 de junho, o Mercadão dos Óculos participará mais uma vez da ABF Franchising Expo, a maior feira de franquias da América Latina, realizada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF). Na ocasião, a marca apresentará todos os benefícios de ser um franqueado da rede.

Recentemente, a marca ganhou pela terceira vez consecutiva o Selo de Excelência em Franchising, prêmio concedido pela ABF e um dos mais importantes do setor. Ainda neste ano a franquia concorre pelo terceiro título do Melhores Franquias do Brasil, prêmio realizado pela revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios.

“Por um investimento a partir de R$ 150 mil, oferecemos um modelo de negócio, com rentabilidade líquida de 15% a 25% do faturamento bruto da loja e um dos melhores retornos de investimento da categoria: de 15 a 20 meses”, diz Freitas.

Novas unidades

O Mercadão dos Óculos utiliza sistemas de georeferenciamento com alta tecnologia e realiza pesquisas do ramo óptico  da cidade e  principais concorrentes, avaliando o melhor quadrante e perfil do ponto comercial que atenda às demandas locais.