Mercadão dos Óculos conquista dois prêmios de excelência em franquia no 1º semestre

O Mercadão dos Óculos, uma das maiores e mais premiadas redes de óticas do Brasil, conquistou no primeiro semestre os dois principais prêmios de franquias do país: o Selo de Excelência em Franchising, promovido pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), e o Selo 5 Estrelas – Melhores Franquias do Brasil 2019, realizado pela Revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios, da Editora Globo, em parceria com o Serasa Experian.

Com apenas cinco anos de franchising, esta é a terceira vez consecutiva (2017-2018-2019) que a marca recebe os prêmios. “O Mercadão dos Óculos faz parte de um seleto grupo de marcas que, com tão pouco tempo de franchising, já conquistou três vezes seguidas os dois principais prêmios do setor”, comenta Gustavo de Freitas, diretor-executivo da rede.

Além da alta rentabilidade e suporte de qualidade, a marca é reconhecida pelos seus franqueados, que elogiam o modelo de negócio flexível para grandes capitais, mas também para cidades pequenas e médias (veja o que falaram os franqueados).

Fundado em São José do Rio Preto (SP), o Mercadão dos Óculos faturou R$ 120 milhões e inaugurou 80 unidades em 2018. Atualmente, com apenas cinco anos de franchising, conta com mais de 300 lojas e tem a previsão de lançar 100 neste ano.

Para ser proprietário de uma franquia, o investimento é a partir de R$ 150 mil. O retorno de investimento do franqueados da rede é de 15 a 20 meses.

Sobre o Selo de Excelência em Franchising da ABF

O prêmio é resultado de uma pesquisa com os franqueados da rede, da qual demonstrou a satisfação dos investidores com o negócio em diferentes aspectos como, a franqueadora buscar soluções para o cliente, visando aumentar a rentabilidade ou a participação de mercado da franquia; o suporte da franqueadora (treinamentos, reciclagem, consultoria de campo); os canais de relacionamento e participação efetiva do franqueado (comitês, convenções, encontros regionais); abertura para ouvir a opinião ou demanda do franqueado sobre as ações de marketing; dentre outras.

Essa pesquisa tem por objetivo avaliar, do ponto de vista do franqueado, qual é o real apoio fornecido pela marca, desde o processo de seleção do franqueado, passando pelo cumprimento das estimativas de investimento, fornecimento de insumos, suporte e treinamentos, comunicação, chegando ao custo-benefício da marca, lucratividade, retorno de investimento, entre outros itens.

Sobre o prêmio Melhores Franquias do Brasil

Na ocasião, o Mercadão dos Óculos ganhou cinco estrelas, classificação máxima conquistada com base em três quesitos: qualidade da marca (o valor da marca, o investimento em marketing e a inovação), desempenho da rede (a performance financeira) e satisfação do franqueado (a avaliação do proprietário da unidade em relação aos serviços prestados pelo franqueador).

O prêmio Melhores Franquias do Brasil é referência no franchising e reúne as redes que chegaram à excelência. O ranking com as marcas premiadas é publicado no anuário especial da Pequenas Empresas & Grandes Negócios: o Guia de Franquias 2019/2020, que já está disponível nas bancas.