Master House oferece desconto na taxa de franquia

Em 2011, o empresário Allan Comploier precisava de um serviço de manutenção simples para sua residência, por isso contratou uma franquia do segmento. Decepcionado com o serviço, fundou a Master House Manutenções e Reformas para atender esse mercado. Com a experiência adquirida tocando sua unidade própria, o empreendedor aderiu ao sistema de franchising em 2014.

O Mapa das Franquais conversou com Allan Comploier para descobrir como a Master House vê os franqueados e o que você pode esperar caso opte por ingressar nessa franquia. Confira.

Mapa das Franquias: Qual o treinamento oferecido atualmente aos franqueados? Esse treinamento sofre alguma redução quando é dado desconto na taxa de franquia?

Allan Comploier: A Master House oferece alguns treinamentos e suportes aos franqueados como, por exemplo, suporte operacional, que consiste em treinamento pré-inauguração (duração de uma semana – 40h), cursos de reciclagem, acompanhamento diário através do departamento de engenharia e arquitetura; suporte comercial, que consiste em fechamentos de contrato a nível nacional, que beneficiam toda a rede; suporte de marketing; assessoria contábil e jurídica, além de outras áreas fundamentais para que a unidade obtenha pleno sucesso. Tanto o treinamento, quanto o suporte não sofrem quaisquer alterações aos novos franqueados.

Mapa das Franquias: Algumas redes de franquia estão adotando meios de comunicação recentes, como o Whatsapp para estar mais próximas da rede. Qual o suporte/acompanhamento oferecido aos franqueados da Master House no dia a dia?

Allan Comploier: Aos franqueados da Master House, oferecemos suporte comercial, que consiste em fechamentos de contrato a nível nacional, que beneficiam toda a rede; suporte de marketing (criação de peças e campanhas personalizadas de marketing); assessoria contábil e jurídica, além de outras áreas fundamentais para que a unidade obtenha pleno sucesso.

Além disso, em nosso segmento, há suporte fundamental na contratação dos colaboradores das franquias, nosso principal ativo. Por isso, nosso departamento de suporte filtra, seleciona e indica os melhores perfis profissionais para trabalharem em nossas franquias. Há, inclusive, um portal destino apenas à captação de mão de obra, o Vagas Master.

Em conjunto com os franqueados, utilizamos aplicativos e software desktop tais como: Skype, Trello e nosso próprio fornecedor homologado do sistema de gestão da rede, onde a marca estabelece todo o controle e gerenciamento de suas unidades.

Mapa das Franquias: Qual o valor dos royalties? O valor dos royalties consegue remunerar o franqueador para que a rede cresça de forma sustentável ou o franqueador pretende crescer com base na taxa de franquia?

Allan Comploier: O valor dos royalties varia entre  ½ SM / 1 SM (piso) a 5% do faturamento bruto. O valor dos royalties cobre, tranquilamente, os custos fixos operacionais da marca. Em relação aos recebimentos de taxa de franquia, a marca se propõe a reinvestir grande parte do capital injetado em melhorias e novas implantações para sempre se manter à frente do mercado.

Mapa das Franquias: Planos para 2017/2018. A Master House acredita na retomada econômica? Por quê?

Allan Comploier: Desde o período em que passou a franquear até o final de 2016, a empresa teve um crescimento de aproximadamente 370% em faturamento, encerrando o ano passado com 60 unidades e faturando R$ 15 milhões. Para 2017, a meta é ultrapassar as 100 franquias, o que deve ser impulsionado com ajuda do Governo Federal, que anunciou, ao final do ano passado, medidas que vão beneficiar o setor da construção civil.  A Master House tem, portanto, plena confiança na retomada da economia, principalmente pelas propostas de reformas econômicas, trabalhistas e previdenciárias que tramitam no Legislativo do país.

Além disso, a reforma da CLT (que proporcionará uma relação mais clara com terceirizados) beneficiará diretamente a Master House, pois grande parte dos funcionários poderá optar pela terceirização.