Mais de 70% dos brasileiros estão de olho na gastronomia na hora de viajar

O que você mais leva em conta na hora de viajar? A maioria dos brasileiros está em busca de apreciar novos pratos e conhecer um pouco mais da culinária local. Realidade que vem ganhando cada vez mais força e despertando a atenção do mercado.

Um levantamento do site booking.com apontou que sete em cada 10 brasileiros escolhem o destino pelas ótimas comidas e bebidas. Seguindo essa preferência, turistas do mundo todo analisam a gastronomia local para escolherem a viagem, como é caso do México que representa 84% dos turistas e na Colômbia, com 82%. Já os turistas argentinos (49%) e suecos (35%) não se importam muito com isso na hora de viajar. Outro dado interessante da pesquisa é que 45% dos brasileiros que planejam uma viagem com foco em gastronomia pretendem experimentar as comidas típicas da região visitada.

Henrique Mol, diretor executivo da Encontre Sua Viagem (rede com foco em serviços de turismo) conta que vem crescendo o número de turistas que buscam explorar a gastronomia. “Uma boa refeição pode criar experiências incríveis em uma viagem. A comida já é algo que faz parte das nossas vidas, por isso alguns destinos exploram um pouco mais a culinária típica”, diz.

Pego pelo estômago

O planeta tem belíssimos lugares onde a gastronomia é de “comer com os olhos”. Alguns cardápios são exóticos, outros leves e tentadores. No Brasil, por exemplo, a região Sul é muito conhecida pelas vinícolas, o que possibilita a degustação de vinhos irresistíveis, além da culinária de imigrantes alemães e italianos, como é o caso de cidades como Florianópolis (SC) e Vale dos Vinhedos (RS).

Já no Sudeste, a capital São Paulo se destaca pela quantidade de estabelecimentos gastronômicos, sendo a segunda maior cidade da América Latina, com cerca de 15 mil restaurantes. A feijoada é o prato queridinho dessa região. Já Teresópolis (RJ) é palco anual de diversos festivais gastronômicos, o que faz com que o lugar receba muitos turistas para quem busca uma viagem enriquecedora quando o assunto é sabor. Nem só de pão de queijo vive Minas Gerais, mas a verdade é que as cidades como Ouro Preto reservam muito da história brasileira com projetos arquitetônicos de tirar o fôlego. Com certeza, o pão de queijo, o tutu e o frango com quiabo ganham um novo sabor ao ser apreciado nesse lugar.

No Nordeste predomina a comida um pouco mais apimentada, além de pratos típicos como tapioca, acarajé e o cuscuz, e também de pratos ricos em frutos do mar. Salvador, por exemplo, iguarias como caldinho de sururu, moqueca e bobó de camarão são os mais pedidos por lá. Enquanto que o Norte do país Belém, no Pará, atrai turistas do mundo todo em busca de provar pratos como o tacacá, pato no tucupi e maniçoba.

Passaporte em mãos

A Encontre Sua Viagem está espalhada por várias cidades do Brasil, com mais de 500 unidades em operação por meio de vendas online ou presencial. São mais de mil parceiros, contemplando 150 mil opções de hotéis e cerca de 95% de todas as companhias aéreas do planeta.

Henrique Mol pontua que os todos os franqueados são preparados para oferecerem ao cliente a melhor opção de programação para a viagem, auxiliando na escolha da companhia aérea, hotel, reserva de veículos, e os lugares para visitar, conforme a intenção do turista.

E aí, ficou com água na boca? O mundo possui uma grande diversidade na culinária que ganha um gostinho mais especial quando degustada em local típico. Por isso, faça as malas e escolha o próximo destino. A verdade é que não precisa necessariamente sair do país para provar uma boa comida. “O Brasil concentra uma grande gama da culinária, basta preparar o estômago e abrir a cabeça para novos sabores, pode ser um restaurante muito conhecido, chef renomado, comida de rua, enfim, o que importa são as descobertas de sabor que ficarão para sempre na memória”, conclui o empresário.