Mães contam como conseguiram conciliar o empreendedorismo e a maternidade

Claudia Consalter é mãe de gêmeos e sua amiga, Ana Lúcia Massi, também tem dois filhos. Além da maternidade, as duas compartilham mais uma característica em comum: são empreendedoras e fundadora da Orthodontic, maior rede de clínicas de ortodontia do País. “Minha família sempre me incentivou a trabalhar para ser independente”, diz Claudia. As sócias são amigas de infância e decidiram empreender após o curso de Odontologia da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Elas criaram a OrthoDontic, ao lado de três colegas de faculdade, em 2002. Apesar de terem formação como dentistas, encontraram sua vocação em outras áreas — mas sem sair do “mundo” odontológico. Atualmente, Claudia atua na rede como Diretora de Marketing e Operações, enquanto Ana Lúcia é a Diretora Financeira da marca.

Para as amigas, o equilíbrio entre empreendedorismo e maternidade é possível com muito planejamento. “Uma profissional e mãe feliz se torna uma mulher feliz”, afirma Claudia. As empreendedoras explicam que quando tiveram seus filhos, a rotina delas mudou muito, mas, ao mesmo tempo, aprenderam bastante durante esse período. Com base nessa experiência, as profissionais contam como lidaram com alguns desafios para conciliar seu papel de mães e empreendedoras. Confira!

A importância de uma rede de apoio

Contar com um suporte é o ideal para mães que desejam empreender. Um dos principais desafios das empreendedoras é decidir com quem deixar seus filhos quando saem para trabalhar. Neste contexto, as alternativas podem variar de acordo com a realidade de cada mulher. Algumas podem contar com o apoio da família e, em outros casos, as escolas e babás são as opções mais viáveis. “Como empreendedora, eu tive que voltar a trabalhar em poucos meses. Felizmente, eu tinha uma rede de apoio formada pelos meus familiares que me ajudavam a cuidar das crianças”, explica Ana Lúcia.

A quebra de paradigmas

Para as empreendedoras, a maternidade não precisa ser um sinônimo de renúncia da carreira. “Em alguns casos, as mulheres param de trabalhar após ficarem grávidas. Mas com tempo acabam sentindo falta da rotina de trabalho e querem voltar”, pontua Claudia.

Segundo a empresária, há alguns julgamentos com relação a mães que trabalham. “Percebo que é uma questão cultural. Em minha experiência, por exemplo, senti que as pessoas achavam estranho quando eu deixava meus filhos na escola o dia inteiro”, relata. Para a empreendedora, quebrar paradigmas não é uma tarefa fácil. “Eu penso que uma das formas de mudarmos essa realidade e termos mais mulheres trabalhando, sendo mães ou não, assim elas podem inspirar outras profissionais.” A OrthoDontic se tornou uma ótima oportunidade para as profissionais ganharem cada vez mais espaço no mercado. “Na nossa rede, 70% das unidades é liderada integral ou parcialmente por mulheres”, afirma a empreendedora.

Aprenda com suas experiências

É possível fazer analogias entre o papel de mãe e empreendedora. Afinal, em ambos os casos, as mulheres precisam otimizar bem seu tempo e lidar com os obstáculos que surgem no caminho. Além disso, as profissionais podem tirar boas lições do seu dia a dia no trabalho para usá-las em seu momento maternal.

Como empreendedora, Claudia leva algumas de suas atitudes no trabalho para a educação dos seus filhos. “Assim como em minha empresa, em que preciso estabelecer limites com os meus franqueados, eu também tenho que estipular limites com os meus filhos.”

O equilíbrio do tempo

Quando está em casa, Ana nunca fala de trabalho. A empreendedora é casada com Fernando Massi, sócio diretor da OrthoDontic. Ela diz que é um desafio deixar os assuntos do negócio de fora, no entanto, é possível. Para a empresária, é importante não misturar trabalho com vida pessoal. “Este equilíbrio é necessário para que tanto o tempo que passo no trabalho quanto os momentos que dedico à família sejam de qualidade”, finaliza.