Little Kickers aposta em projeto multidisciplinar inovador para os pequenos

Crianças vivem uma fase em que o aprendizado é rápido, de fácil absorção e, melhor, com mil e uma possibilidades dentro de várias áreas. Mas, não há como negar o quanto é importante envolver os pequenos para que eles realmente se interessem pelo aprendizado de um jeito incrível e que promova o seu desenvolvimento de uma forma natural e sólida. Já pensou então em unir o ensino das práticas de um esporte como o futebol com o aprendizado de um idioma como o inglês? 

A Little Kickers é quem está por trás desse desafio que tem sido tirado de letra com muitos chutes ao gol. O avanço das crianças é visível logo nas primeiras aulas e com a ajuda de dois professores, um que fala apenas em inglês e o outro focado na área de Educação Física, os pequenos se divertem enquanto se exercitam, tanto fisicamente como mentalmente com o aprendizado do idioma e o desenvolvimento socioemocional. Mas, de onde veio essa ideia? Dos ingleses! Em 2002 a rede foi fundada na Inglaterra e logo se espalhou por outros países que viram o potencial da franquia e sua metodologia.  

No Brasil, a empresa chegou em 2014, por meio dos sócios Everson e Michele Pergher, um casal que viveu alguns anos na Austrália e tiveram o seu primeiro contato com a franquia por lá. Ao perceberem o diferencial da marca e como ela crescia rapidamente, acreditaram que seria a hora de trazer a ideia aos brasileiros e, assim, incentivar crianças que estão em uma fase superimportante de aprendizado em todos os sentidos. Desta forma, puderam perceber a oportunidade de agregar o programa de línguas, sistema que a maioria dos países em que a rede tem unidades não possui.  

Como funciona?

O sistema de ensino funciona da seguinte forma: são mais de 350 palavras trabalhadas no programa, com foco principal no lado lúdico do ensino, com a metodologia própria play not push™, que foi desenvolvida por especialistas da universidade de Cambridge e da Federação Inglesa de Futebol. Além disso, através de jogos e brincadeiras os pequenos aprendem tanto o esporte quanto o idioma, que é um dos mais falados no mundo e também o mais usado em escolas e empresas em todos os países.

Para que o sistema dê certo com as crianças, são quatro faixas etárias diferentes atendidas nesse aprendizado: pequenos de 1 ano e meio até 7 anos de idade ganham destaque e sempre respeitando o desenvolvimento motor e cognitivo de cada etapa.

Qual o diferencial da Little Kickers?

É importante ressaltar que o futebol é um dos esportes mais inclusivos que existem. A sociabilidade e noções de civilidade fazem parte da base do esporte, que tem como ponto alto a ajuda mútua dos participantes para que o jogo dê certo e traga resultados. E como isso agrega a um modelo de negócio?

“Com o tempo fomos conhecendo o projeto e ficamos encantados com as oportunidades oferecidas pela empresa, principalmente em relação ao desenvolvimento da carreira, além da rapidez em que a empresa vem se desenvolvendo ao redor do mundo”, comentou a sócia Michele Pergher.

E ela ainda completou: “decidimos apostar nesse projeto inovador com seu lema: “Muito mais que futebol e inglês”, oferecendo aulas não convencionais de futebol, onde utilizamos o lúdico, a brincadeira e a imaginação dos nossos pequenos alunos para introduzir o esporte e proporcionar uma interação com a língua inglesa de forma incidental”, finaliza a sócia.

O objetivo da LKFC é usar o futebol como ferramenta de ensino para a evolução contínua dos pequenos, desenvolvendo aptidões sociais como compartilhar, trabalho em equipe, determinação e auto estima, assim como coordenação motora e agilidade. Todo o programa é guiado por treinadores capacitados e qualificados. Além disso, a Educação Física pode ser uma das maneiras mais simples e eficazes de unir línguas em outras áreas do currículo. Afinal, ela permite que as crianças explorem a linguagem através de métodos ativos e respostas físicas, enquanto se divertem.

Projeto piloto

No Brasil, o projeto piloto foi iniciado em março de 2014, na zona leste de Porto Alegre e, logo no primeiro ano, já havia 190 alunos. Atualmente no Brasil a Little Kickers conta com mais de 4.000 crianças matriculadas em suas sedes, condomínios, clubes e escolas entre as 28 áreas de franquia no país. 

Outro número que impressiona: atualmente a Little Kickers possui mais de 50 mil alunos espalhados pelas 290 franquias em 27 países, como Chile, Austrália, México, Portugal, Espanha, África do Sul, etc.