Levantamento da Odontoclinic mostra que franqueados não dentistas já são maioria

Levantamento realizado pela Odontoclinic, primeira rede nacional de franquias de clínicas odontológicas do país, com mais de 200 unidades em 16 estados, aponta o crescimento de investidores que não são profissionais da área de saúde. De acordo com dados da base de parceiros, atualmente, 42,4% das franquias são lideradas por empreendedores não dentistas, 35,4% por dentistas e 22,2% por sociedades mistas.

Há cinco anos, por exemplo, o cenário do mercado de franquias odontológicas na rede era diferente. Em 2014, a composição era 44,7% de dentistas e 28,2% de não dentistas, com uma parcela de 27,2% por sociedades mistas.

“Esse movimento é significativo e demonstra um amadurecimento do mercado, mostrando que empreendedores de diferentes setores têm visto o setor odontológico como uma opção rentável de negócios e o seu potencial de expansão. Na Odontoclinic, por exemplo, entendemos que o nosso investimento constante em inovação, tecnologia e capacitação do franqueado são fatores que têm chamado atenção dos investidores”, avalia Lucas Romi, sócio e vice-presidente de Expansão e Novos Negócios da Odontoclinic.

Do total de franqueados da rede, 70% possuem mais de uma unidade. “Depois do investimento na primeira unidade e de se apreender os processos de gestão, controle de custos e conhecer como a excelência dos serviços das clínicas atraem novos clientes, os franqueados querem continuar investindo na sua expansão”, afirma Romi.