Kumon tem crescimento acima da inflação e prevê a abertura de 40 franquias até o final do mês

O Kumon – maior franquia educacional do Brasil, encerrou 2019 com 1.563 unidades de norte a sul do país e registrou crescimento de 7% em relação ao número de alunos. Para este ano, o plano de expansão segue ambicioso com a previsão de 140 unidades, aumentando o crescimento da rede em todas regiões brasileiras e mantendo o aumento real no faturamento em 7%.

Superar a meta de 2019, em que a rede registrou a marca de 156 franquias no país, será o grande desafio para 2020. “Ultrapassar os números planejados para o ano passado foi uma grata surpresa. Conseguimos aumentar, ainda mais, a possibilidade de levar o método para o maior número de crianças no Brasil”, diz Julio Segala, diretor de marketing e operações do Kumon. O executivo reforça que, “crescer mais do que a inflação, nos dias de hoje, é o grande desafio que muitas empresas enfrentam, muitas vezes sem sucesso”.

Outro objetivo da rede é ter o crescimento reconhecido nas mais importantes premiações feitas pelas associações na categoria de franquias, como os concedidos pela ABF (Associação Brasileira de Franchising): Selo de Excelência em Franchising, Franquia Destaque na categoria Mega, e figurar entre as 10 maiores redes de Franquias no Brasil, e também seguir como a Melhor Microfranquia do país, título que a rede recebeu por dois anos consecutivos, de acordo com pesquisa realizada pela revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios (PEGN). De acordo com o executivo da marca, “as premiações reúnem muitas empresas renomadas e as conquistas atestam que o Kumon alcançou excelência em sua operação”.

Inaugurações 2020

A região Sudeste receberá o maior número de unidades nos estados: São Paulo (16), Rio de Janeiro (2), Minas Gerais (2) e Espírito Santo (1). O Sul do país terá 6 novas franquias:  duas no Paraná, três no Rio Grande do Sul e uma em Santa Catarina. No Centro-Oeste serão 3 novas franquias: Goiás (2), Mato Grosso (1) e Mato Grosso do Sul (1). Na região Nordeste, os estados com novas unidades serão: Pernambuco (2), Paraíba (1), Bahia (1), Ceará (1) e Sergipe (1). E os estados da região norte com novas unidades serão: Tocantins (1), Rondônia (1) e Amazonas (1).

Modelo de franquia

Com investimento inicial a partir de R$ 40 mil, é possível abrir uma franquia da rede. O futuro franqueado não precisa ter experiência com educação, mas é exigido formação universitária. É essencial identificar-se com a área, ter conhecimento básico de matemática e português, e desejável de Inglês, vontade de trabalhar com o desenvolvimento de pessoas, facilidade em lidar com públicos diversos (de crianças pequenas a adultos) e identificação com a filosofia do método Kumon.

O Kumon oferece as disciplinas de matemática, português, inglês e japonês³ para alunos de todas as idades. Com material autoinstrutivo e orientação individualizada, o ensino desenvolve nos alunos de todas as idades a capacidade de aprender por si só. Além disso, o método estimula habilidades como a independência e a responsabilidade, além de ajudar na concentração e estimular o hábito do estudo diário. Os materiais apresentam conteúdos que vão da pré-escola até o ensino superior.

A rede disponibiliza material didático exclusivo e suporte constante. O franqueado Kumon atua como gestor do negócio e orientador dos alunos, contribuindo para evolução de muitas crianças e, ao mesmo tempo, com a satisfação de trabalhar para o crescimento de sua unidade.

O Kumon ocupa o 8º lugar no ranking de maiores redes de franquias no Brasil¹ e foi eleita, por quatro anos, como a melhor microfranquia do país². Está presente em quase 60 países e conta com mais de 4 milhões de alunos pelo mundo.

  • ¹ Pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Franchising – ABF
  • ² Pesquisas realizadas pela Pequenas Empresas & Grandes Negócios
  • ³Verificar disponibilidade da disciplina na unidade