Kumon inaugura mais de 50 unidades da rede no primeiro bimestre, de norte a sul do país

Com a previsão de inaugurar 140 unidades em todo o país até o final do ano, o Kumon, maior franquia educacional do país, inicia o plano de expansão da rede com a abertura de 59 unidades somente no primeiro bimestre do ano. A previsão para 2019 é aumentar em 8% o número de alunos em todas regiões brasileiras e também subir o faturamento em cerca de 6%, em comparação ao ano passado.

Já são 16 estados com novas unidades: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, Brasília, Goiás, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Paraíba, Bahia, Pará e Amazonas. Muitas cidades irão receber a primeira unidade do Kumon, como, Tietê (SP), Tubarão (SC), Juara (MT), Venda Nova do Imigrante (ES), Patos (PB), Cachoeira do Sul e Santa Cruz do Sul, nas terras gaúchas.

De acordo com Julio Segala, Diretor de Marketing, o objetivo do Kumon para este ano é levar o método para o maior número de pessoas além de focar os esforços na captação de novos franqueados. “Planejamos investir recursos na rede franqueada, na área de marketing, no desenvolvimento e/ou reformulação de material didático entregue para os alunos, além de treinamento da equipe”, explica o executivo.

Inaugurações

A região Sudeste receberá o maior número de unidades, sendo 28 no total, localizadas em São Paulo (20), Rio de Janeiro (4) e Minas Gerais (4). O Sul do país terá 10 novas franquias até março, serão quatro no Rio Grande do Sul e a mesma quantidade no Paraná, seguido por Santa Catarina (2). No Centro-Oeste, no total serão 11: duas em Brasília, três em Goiânia e a mesma quantidade no Espírito Santo, duas no Mato Grosso e uma em Mato Grosso do Sul. O Nordeste terá seis novas escolas: Pernambuco (4), Paraíba (1) e Bahia (1). A região Norte do país terá quatro novas unidades, Pará (2) e Amazonas (2).

Modelo de franquia

O processo para abertura leva, em média, 9 meses, e o investimento inicial pode variar de R$ 35 mil a R$ 65 mil, e o tempo médio para retorno do investimento entre 18 e 24 meses. O futuro franqueado não precisa ter experiência com educação, mas é essencial identificar-se com a área, ter o desejo de trabalhar com o desenvolvimento de pessoas e identificação com a filosofia do método Kumon.

Método de estudo

O Kumon oferece cursos de matemática, português, inglês e japonês para alunos de todas as idades. Com material autoinstrutivo e orientação individualizada, o ensino desenvolve nos alunos de todas as idades a capacidade de aprender por si só. Além disso, com os exercícios como os de raciocínio lógico e interpretação, o método estimula habilidades como a independência e a responsabilidade, além de ajudar na concentração. O curso oferece conteúdos que vão da pré-escola até o ensino superior.