Jovens empreendedores inauguram Sportix Bike Shop em Natal

Dunas brancas, águas cristalinas, paisagens de tirar o fôlego e… Ciclistas! Isso mesmo. Em Natal, o mercado de ciclismo é promissor. Com tantas belezas naturais para servirem de cenário para passeios e competições, grupos se multiplicam sobre os pedais, pela cidade e região, e os amantes do esporte pedem por novidades nesse mercado.

O incentivo dos órgãos governamentais à prática do ciclismo também é significativo. “A prefeitura vem realizando mensalmente o Ciclo Natal, passeio ciclístico realizado pela Associação dos Ciclistas do Rio Grande do Norte (ACIRN) e da Secretaria de Esporte e Lazer (SEL). E o Governo do Estado está construindo ainda uma ciclovia na Rota do Sol – trecho que é frequentado diariamente por ciclistas que fazem treinos em bikes de triatlon, speed e moutain bike”, conta Expedito Silvestre, o mais novo empreendedor do segmento de bikes na cidade.

Para o diretor executivo da Sportix Bike Shop, rede de franquias de bicicletas e acessórios para ciclistas profissionais e amadores, Fernando Lucas, Natal é uma cidade de destaque no Nordeste. Ele explica que a capital do Rio Grande do Norte está se tornando uma referência em mobilidade urbana no Brasil. “Atualmente se encontram 72 quilômetros de ciclovias, o que gera um aumento considerável de utilização da bicicleta por parte da população, para lazer, esporte e mobilidade na área urbana”, conta o executivo.

A oportunidade
De olho nesse mercado, o geógrafo Expedito Silvestre G. de Alencar, 31 anos, e o engenheiro mecânico Luzinário Gomes da Silva, 34 anos, enxergaram uma ótima possibilidade de negócio e se tornaram novos franqueados da Sportix Bike Shop na cidade. A inauguração aconteceu no último dia 15, na Avenida Senador Salgado Filho, 3002 – Candelária. “Sou ciclista também. E como consumidor, sempre notei a falta de boas lojas de bike, com variedade e qualidade de produtos, na cidade e região. Por isso, acredito que nossa unidade deverá ter bons resultados”, conta Luzinário.

Dois profissionais de duas áreas tão distintas e distantes do esporte estão fazendo o que muitos brasileiros – se ainda não se arriscaram –, no mínimo, cogitam fazer. Ou seja, sair da zona de conforto e apostar em um modelo de negócio comprovadamente formatado, testado e consolidado no mercado (franquias).

“Sempre foi projeto nosso abrir uma franquia, em razão da segurança que esse modelo de negócio proporciona. Agora é hora!”, diz Expedito. “O que mais nos atraiu na Sportix foi o plano de negócio e as possibilidades de comercialização/serviços agregados a franquia e ao know-how oferecido”, complementa Luzinário.

E, na visão de Luzinário, a maior vantagem de se ter uma franquia da Sportix é o fato dela ser multimarcas, o que passa confiança e maturidade ao consumidor. “Não temos acordo fechado com nenhum representante que venha impossibilitar novas ideias”, conta ele, animado. O empreendedor vê como principal diferencial da marca, os produtos próprios da marca, a representação nacional da First Bike, a exclusividade no fornecimento de produtos da Expert Clean e a linha própria de vestuário, a Sportix Wear.

Expectativas
Ser uma loja do segmento de bikes diferenciada em Natal é o objetivo dessa dupla de empreendedores. Segundo eles, a meta principal, até o final do ano, é ter, no mínimo, dois mil clientes efetuados. “É um objetivo ousado, mas, estamos trabalhando para isso, acreditando muito em nossa vontade de oferecer um ótimo serviço pós-venda. Além disso, pretendemos amadurecer a ideia de trazermos e apoiarmos mais eventos ciclísticos na cidade”, adianta Expedito.

Na análise de Expedito, pedalar é visto, cada vez mais, como uma atividade física que só traz benefícios à saúde do corpo e da mente: “O ciclismo possibilista a pessoa a movimentar o corpo todo, sendo um exercício completo para quem deseja relaxar. Temos poucos atletas profissionais na cidade, no entanto, temos bastante atletas amadores, além de iniciantes”.

Expansão pelo Nordeste
A Sportix Bike Shop direciona seus planos de expansão para grandes cidades e capital do país, com uma atenção especial para o Nordeste, uma das regiões que mais se destaca nesse cenário, ocupando o terceiro lugar em número de redes franqueadoras por região, ficando atrás apenas do Sudeste e Sul, de acordo com pesquisa de 2015, divulgada pela ABF.

De acordo com Lucas, diretor executivo da Sportix Bike Shop, todas as capitais do Nordeste estão investindo fortemente em mobilidade urbana. E nesse contexto, o investimento em ciclovias e ciclofaixas é alto. “A maioria, inclusive em fase de ampliação, devido ao grande sucesso e demanda de utilização para lazer, esporte e opção de deslocamento urbano”, conta o executivo.

A rede que já possui quatro unidades pelo Brasil: São José do Rio Preto (SP), Alphaville (Barueri), Salvador (BA) e Belo Horizonte (BH). “Com a atual situação econômica e política do país, nosso plano é chegar ao fim de 2016 com oito unidades. De qualquer forma, nossa intenção é estar presente em todo o Brasil, independentemente do Estado”, explica Lucas. Em 2015 a rede Sportix Bike Shop faturou R$2,5 milhões, a meta para 2016 é que esse valor chegue a R$6,8 milhões e, em 2017, a R$11,5 milhões.

Clique aqui e cadastre-se para receber informações exclusivas. É gratuito