Investir agora? 5 motivos para escolher uma franquia de ótica

Vale a pena investir em uma franquia agora? A resposta para essa pergunta depende de alguns fatores, como condições especiais que a rede oferece, oportunidade, modelo de negócio, segmento.

As franquias de ótica são uma ótima oportunidade para quem deseja empreender pela primeira vez, mas sem risco elevado. No franchising, elas pertencem ao segmento de Saúde, Beleza e Bem-Estar, um dos que mais cresceu nos últimos anos, de acordo com dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF). No quarto trimestre de 2019, o segmento apresentou um aumento de 7,2% e faturamento de R$ 34,2 bilhões.

Apesar do atual cenário de crise, o Mercadão dos Óculos, uma das maiores e mais premiadas redes de ótica do Brasil, continua crescendo. Ao longo da pandemia, a marca desenvolveu ações de apoio ao franqueado e condições especiais para atrair novos investidores. “Já fechamos mais de 15 novos contratos e inauguramos 22 lojas em diferentes regiões”, comenta Gustavo de Freitas, diretor-executivo da rede.

Vale ressaltar, as óticas se enquadram na categoria de “serviços essenciais” e trata-se de um mercado em plena expansão, que precisa atender uma demanda para o uso de óculos de grau de mais de 100 milhões de brasileiros, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Por isso, confira cinco motivos para investir em uma franquia de ótica agora!

Produto não perecível

O avanço da pandemia levou à suspensão de algumas atividades comerciais. Isso afetou o comércio de maneira geral, mas negócios ligados à alimentação, por exemplo, tiveram uma preocupação a mais: a perecibilidade dos ingredientes.

No caso de uma franquia de ótica, como o Mercadão dos Óculos, esse temor não existe. Os produtos são feitos para durar anos e uma parte da operação, a produção da lente, é sob demanda. Ao escolher uma franquia que exige estoque, é importante levar esse ponto em consideração. “Além disso, a pandemia não afetou nosso estoque e pedidos de produtos para atender o franqueado”, ressalta Freitas.

Fábio Nadruz, diretor de operações da rede, acrescenta. “As armações e os solares do Mercadão dos Óculos são produtos que acompanham tendências de moda. O faturamento das lojas é 70% em óculos de grau e as lentes estão no estoque dos laboratórios parceiros regionais e nacionais”.

Serviço essencial

A ótica é considerada “serviço essencial”, pois se enquadra na categoria de saúde. Ao longo da quarentena, muitas tiveram de atender a urgências e necessidades da população, por isso obtiveram faturamento. “80% das unidades em operação já estão em funcionamento atendendo a população”, explica Nadruz.

Além disso, trata-se de um segmento próspero. Até 2050, metade da população mundial terá miopia, estima a Academia Americana de Oftalmologia (AAO), a partir de uma metanálise de 145 estudos cobrindo 2,1 milhões de participantes.

“Uma das grandes preocupações na análise em franchising é a escalabilidade, ou seja, a capacidade que o negócio tem de ser replicado. Isso é possível quando o produto é necessário e essencial, como é o caso dos óculos de grau”, comenta Freitas.

Condições especiais

O Mercadão dos Óculos, rede com mais de 450 unidades, aumentou o prazo para a inauguração da unidade de 90 para 135 dias, podendo prorrogar para mais 135. Essa medida flexibiliza o prazo de abertura para 270 dias no total, deixando o novo franqueado mais tranquilo em relação ao início do negócio.

“Sabemos do nosso potencial, seremos a maior rede de óticas do Brasil, chegaremos a mil franquias em três anos. Estamos facilitando àqueles que estão preocupados com o momento para que inaugurem as lojas só em março de 2021”, explica Nadruz.

Apoio ao franqueado

Além do suporte tradicional ao franqueado, o que as redes têm feito para apoiar o investidor nesse cenário de crise? Esse momento é também uma ótima oportunidade para analisar a postura da franqueadora em relação aos seus franqueados.

Durante a pandemia, o Mercadão dos Óculos prorrogou e parcelou em três vezes o pagamento dos royalties de março; subiu o comissionamento para 12% aos franqueados de todas as vendas realizadas através do e-commerce nos meses de março, abril e maio de 2020; encaminhou termo jurídico para renegociação, por parte do franqueado, com o locador/proprietário do imóvel; e realizou contato com laboratórios nacionais para a possibilidade de melhoria nos parcelamentos de futuros vencimentos.

“As ações criadas desde o início da quarentena até hoje reforçam nossa missão de apoiar o franqueado na implantação da loja, inauguração e operação, com equipe de consultoria de campo e profissionais especializados no ramo ótico e gestão, apoiando cada franqueado em suas particularidades regionais e operacionais”, salienta Nadruz.

Atualmente, mais de 50% das unidades da rede pertencem a multifranqueados, ou seja, empreendedores que possuem duas ou mais franquias do Mercadão dos Óculos.

Garantia de praça

A praça, ou o ponto da franquia, é muito importante para seu sucesso. Garantir um ponto agora e inaugurar a unidade na retomada da economia pode ser uma boa estratégia de negócio, por isso, procure uma rede que ofereça condições especiais para isso, como já citado o exemplo do Mercadão dos Óculos.

“Estamos analisando esse momento também como uma oportunidade, temos hoje cerca de 140 franquias em processo de implantação para inaugurar. Esse planejamento poderá caminhar em algumas regiões mais rápido, por essa disponibilidade de pontos em outros negócios que não continuarão após a quarentena”, diz Freitas.

Outro ponto importante é a reputação da rede no setor. Ela tem condições de entregar o que promete e fará isso no pós-pandemia? Em 2017, 2018, 2019 e 2020, o Mercadão dos Óculos recebeu o prêmio de Excelência em Franchising da Associação Brasileira de Franchising (ABF), e o Melhores Franquias do Brasil, realizado pela revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios. Portanto, ao pesquisar, atente-se também à força da marca ao longo dos anos. “O Mercadão dos Óculos é formado por uma diretoria com mais de 40 anos de experiência no ramo óptico”, finaliza o diretor-executivo.

Para adquirir uma franquia do Mercadão dos Óculos, o investimento é a partir de R$ 100 mil. O prazo de retorno estipulado é de 15 a 20 meses.