Inclusão Social: A importância de preparar o cidadão com deficiência para o mercado de trabalho

Atualmente existem mais de 45 milhões de pessoas com deficiência no país. A inclusão do cidadão no mercado do trabalho é extremamente importante, pois além das oportunidades de desenvolver suas habilidades e competências, colabora com a sua integração na sociedade.

“Por isso, é fundamental qualificar esse profissional para que ele possa também disputar um lugar no mercado corporativo”, diz Leandro Rigueto, diretor da Prepara Cursos Pradópolis, interior de São Paulo.

No Grupo Prepara, maior rede de franquias do segmento de educação, a capacitação da pessoa com deficiência é uma prioridade. Por meio da Prepara Cursos, que capacita jovens que buscam conquistar horizontes de vida mais promissores, é possível obter resultados surpreendentes.

“Não existe distinção de turmas, por exemplo. E a intenção é justamente estimular o relacionamento interpessoal entre os alunos, para que todos possam desenvolver suas habilidades e talentos”, explica Rigueto.

A legislação brasileira determina que empresas que tenham mais de 100 funcionários devem destinar de 2% a 5% de suas vagas para esse perfil de colaboradores. Com a lei em vigor há 24 anos, mais de 357 mil destes profissionais estão ativos em diversos postos de trabalho.

UMA HISTÓRIA DE SUCESSO
Morador da zona rural, Denílson Ferreira, não possui as mãos. Com 17 anos, o estudante que está se especializando no curso de Design Gráfico, já possui formação em Informática básica e domina com propriedade o universo tecnológico. Para se capacitar, o aluno enfrenta hora hora de percurso para chegar até a unidade, que está localizada no centro comercial da cidade. A deficiência e a distância de sua residência não são obstáculos para alcançar o seu objetivo profissional. Pelo contrário, ele enxerga as dificuldades para alavancar o sucesso.

“Eu acredito que as minhas competências serão primordiais para me destacar no mercado de trabalho, por isso tenho certeza que todo o meu esforço será recompensado quando conseguir uma oportunidade. A inclusão da pessoa com deficiência é um grande desafio, mas o suporte que tenho recebido na instituição tem me fortalecido”, pontua Denílson.

Com o ensino individualizado, que contempla aulas interativas, somadas a recursos mobile, como games e atividades virtuais e o apoio do professor, o jovem desenvolve suas habilidades e aptidões. Além disso, já é considerado o melhor aluno da turma.

“Este garoto é a nossa motivação diária. A força de vontade para vencer na vida é fantástica. Além de desempenhar com eficácia as suas atividades educacionais, ele ainda orienta os colegas de classe. Acompanhar o processo de desenvolvimento deste aluno e poder cooperar de alguma forma para que ele seja incluído de maneira justa na sociedade é extremamente satisfatório”, destaca Leandro.

Além de oferecer capacitação técnica, a Prepara Cursos também promove o encaminhamento dos jovens ao primeiro desafio profissional, por meio do Programa Mais Empregos, que já beneficiou mais de 100 mil pessoas em todo o país.

Clique aqui e cadastre-se para receber informações exclusivas. É gratuito!