Identidade visual é peça fundamental no processo de padronização das franquias

Qualquer olhada rápida pelas redes sociais e já é possível notar a presença de boas imagens – fotos bem produzidas, lugares pensados meticulosamente, o efeito ideal na composição da foto. Até em perfis pessoais sem muito alcance dá para perceber o quanto as pessoas “investem” nas fotos.

Tal comportamento não é à toa: nossa imagem é nosso cartão de visitas e o que passamos com ela é o que queremos transmitir aos outros. Essa realidade é válida não só para pessoas de carne e osso, mas, principalmente, para as empresas. “A venda do seu produto ou serviço começa pela imagem que as pessoas têm do seu estabelecimento”, afirma Diogo Cordeiro, diretor executivo da SUAV, rede de franquias especializada em estética e cuidados femininos. “Nós literalmente trabalhamos com a imagem das pessoas. Quem vai ao salão quer sair de lá ainda melhor do que entrou, então a empresa precisa oferecer uma imagem de acordo com essa expectativa”.

Para Cordeiro, a dica pode parecer óbvia, mas acaba sendo bem mais difícil do que parece: expor toda a composição do negócio, exprimindo suas ideias e seus serviços, através de uma imagem que seja boa o suficiente para convencer o público pode ser um desafio. “O que você quer que seu cliente saiba sobre você? Se ele fosse sugerir sua empresa para outra pessoa, o que você gostaria que ele dissesse? Essas perguntas precisam ser respondidas na hora de pensar a identidade visual do seu negócio”, diz o diretor.

O que a identidade visual pode fazer pela sua empresa

A atenção deve ser redobrada sempre que falamos do mercado de franquias. As unidades crescem exponencialmente e todas devem manter o mesmo padrão até nos mínimos detalhes. “O intuito da franquia é replicar o serviço que as pessoas já conhecem em diferentes lugares. O cliente que frequenta a SUAV de Belo Horizonte precisa ter a certeza de que vai encontrar o mesmo serviço e os mesmos produtos em qualquer outra unidade da rede, onde quem que ela esteja”, afirma Cordeiro.

Justamente por isso, a identidade visual é fundamental para o reconhecimento da franquia. Tudo é trabalhado para que o cliente reconheça a empresa só de bater o olho na fachada ou nas imagens da marca que circulam pela internet, outro canal muito importante. “As cores, a harmonia, a disposição das imagens, tudo ali tem um motivo e esses detalhes fazem toda a diferença”, explica.

E os resultados também não passam batido: uma boa imagem é capaz de atrair novos clientes, influenciando diretamente no faturamento da empresa. A credibilidade e a confiança são outros resultados obtidos através do uso de uma identidade visual alinhada com as missões e valores do negócio.  

“O objetivo é reunir elementos capazes de comunicar toda a intenção da marca. Por exemplo, como atuamos no segmento de estética precisamos passar ao consumidor a ideia de um lugar limpo, clean, confortável, reservado”, diz o diretor.

Para ajudar nessa questão a SUAV, sabendo da importância de uma boa imagem, oferece suporte completo de marketing aos franqueados na elaboração e divulgação de materiais e campanhas nas redes sociais. “Uma característica tão importante para o negócio não pode ser feita de qualquer jeito, é por isso que temos um time completo disponível para nossos colaboradores”, afirma.