Guia prático de redes sociais para donos de franquia

Quando pensamos em marketing digital, as redes sociais tomam um lugar de destaque. Entre elas, está o Facebook. No Brasil a rede possui mais de 72 milhões de usuários cadastrados e se tornou o centro das atenções das marcas. Este canal proporciona uma grande oportunidade para fazer negócios, vender mais e interagir com seus clientes. 

As empresas franqueadoras podem e devem aproveitar ao máximo as redes sociais. Dessa forma, elas potencializam a comunicação da empresa com os clientes, aumentando sua presença online. Para o franqueado isso se torna vantajoso, já que ele pode aproveitar o alcance que a marca terá na rede social. 

Leandro Rampazzo, sócio diretor da Godiva Propaganda, agência especializada em franchising,destacou algumas dicas para que os proprietários de franquias trabalhem da melhor forma dentro das redes sociais, mais especificamente no Facebook. 

1-    Esteja online: Uma página no Facebook é como um cartão de visitas virtual. Por ela, muitas pessoas têm acesso ao seu produto ou serviço. Além de aparecer em resultados de buscas no Google, aumentando as chances do nome da sua franquia aparecer para mais pessoas, possui baixo custo e alto poder de venda; 

2-    Tenha uma página ao invés de perfil: A decisão de compra dentro de um negócio se apresenta em duas etapas: apresentação física da empresa e o conjunto de informação e comunicação que levam seu público a ter conhecimento de seu serviço ofertado. A página de Facebook mostra que a empresa é grande e de confiança, enquanto que um perfil transmite amadorismo. 

3-    Crie conteúdo: Se você̂ quer mais interação e ganhar audiência, é preciso ter o que falar. Proponha um assunto que faça seus seguidores pensarem e sintam vontade de responder. Ao criar uma conversa, você̂ se aproxima do seu publico, descobre novas possibilidades de interação e amplia o seu alcance; 

4-    Mantenha a linguagem da marca: Edite e personalize abas com o conteúdo relacionado ao seu negócio, desta forma você pode apresentar sua empresa de forma criativa. Use uma identidade visual que vá ao encontro da identidade do seu negócio, tenha sempre imagens nas postagens, elas chamam atenção; 

5-    Siga um cronograma: Estude sua página, a análise de dados e de interação permite com que se tenha uma visão mais assertiva sobre o público e de seus costumes. Feito isso, crie um cronograma de postagens com datas e dias certos para as publicações.  Tenha pelo menos uma por dia, isso garante que os seguidores tenham maior interação, lembrando quem é sua empresa e o que ela faz; 

6-    Responda rápido: Esta é uma ótima chance de fidelizar os clientes e de resolver problemas. Uma reclamação bem respondida pode se tornar uma grande propaganda. Por isso, responda seus seguidores sempre. Em comentários, reclamações, inbox e marcações. 

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