Guia de 20 redes de franquias baratas e lucrativas

Guia de 20 redes de franquias baratas e lucrativas: Encontre o modelo de negócios ideal para o seu perfil de investidor com baixo investimento e prazo de retorno menor que a média de mercado

Não é uma missão fácil decidir em qual rede de franquia investir, não é mesmo? Primeiro, é recomendado filtrar os ramos de negócios com os quais você mais se identifica e tem afinidade. Na sequência, vem a etapa de avaliar qual a melhor opção de marca em cada ramo, com base em modelos de negócios e qual é investimento necessário. E, nesse processo, encontrar redes baratas e lucrativas é algo, sem dúvidas, bem animador.

Para facilitar sua odisseia até encontrar a franquia que atende seus sonhos, o Portal Sua Franquia selecionou 20 redes de franquias de diversos ramos de atuação, que requerem investimento barato, prazo de retorno menor que a média de mercado e alta lucratividade.

Confira a seguir!

1 – Balão da Informática

Após uma trajetória de sucesso no e-commerce, o Balão da Informática iniciou no franchising em março deste ano. Desde então, já negociou 45 unidades pelo país, em estados como Paraná, São Paulo, Espírito Santo, Tocantins, Goiás e Minas Gerais. As franquias possuem serviços de assistência técnica de computadores e notebooks e venda de produtos de informática.

A meta para o primeiro ano de franchising é alcançar 100 unidades franqueadas da rede. Para atrair franqueados, a rede aposta em um investimento total acessível, de cerca de R$ 50 mil, com um lucro mensal em torno de R$ 15 mil – considerando um faturamento médio mensal de R$50 mil.

2 – CredFácil

A CredFácil é a primeira rede de franquias de crédito do país e a maior em produção de consignados para aposentados e pensionistas do INSS. Com mais de 50 unidades em operação, a rede caminhou no ano passado na contramão da crise e faturou 15 milhões. 

Com investimento inicial total de R$20 mil, o faturamento de uma unidade franqueada da marca é entre R$80 mil e R$120 mil – o que corresponde a um lucro médio mensal  entre R$5 mil e R$10 mil. Dessa forma o prazo médio de retorno do é a partir do 6º mês.

3 – NYS Collection Eyewear

No mercado há mais de 20 anos, a marca americana especializada em óculos, está presente em 40 países com mais de 1.000 pontos de venda. No Brasil, a rede, que iniciou a expansão por franquias em 2014, acaba de lançar o modelo home-based que cabe na mala, onde o franqueado prospecta as oportunidades em casa e realiza a venda direta em eventos e corporações.

Uma nova unidade franqueada da marca requer o investimento inicial total de R$ 15 mil, para um faturamento médio mensal estimado em R$4500 e um retorno sobre investimento entre 6 e 8 meses.

4 – Gratitude

A Gratitude é uma franquia com foco em distribuição e venda de produtos saudáveis. É o primeiro e único no mercado que garante a origem da polpa, trazendo tecnologias exclusivas com duração de apenas seis horas entre a colheita e o processamento da fruta.

Um dos modelos de negócios mais atrativos da rede é um carrinho, denominado por Mobile Food, que funciona através de luz solar.  Para iniciar a operação é necessário um investimento inicial de R$ 9.990. Com um faturamento médio mensal entre R$7 mil e R$12 mil, o prazo de retorno sobre investimento ocorre em até 10 meses.

5 – Stay Care

A Stay Care é uma rede de clínicas especialistas em pés, feridas, estomias e incontinências. A empresa franqueadora foi criada em 2013, a comercialização começou em 2015. São três unidades em funcionamento (Salvador, na Bahia; Sorocaba, interior de SP e outra em São Paulo, capital), mais a própria, em Americana e uma em fase montagem, em Campinas. A expectativa é abrir mais três unidades o ano que vem.

O investimento inicial de uma franquia Stay Care é de R$ 90 mil, para um conjunto localizado em imóvel comercial. O faturamento médio mensal é de R$ 30 a R$ 40 mil. A lucratividade média é de 40 a 50% do faturamento bruto.

6 – Nailz

A Nailz atua com serviços de design de sobrancelha, podologia, hair design, massagem corporal para redução de medidas e higienização facial, esteticistas, estética para cílios e depilação. Entre os diferenciais da marca está oferecer atendimento rápido e sem hora marcada, além de promover ações através do conceito ‘In Company’.

Até o momento, a marca possui seis pontos no Rio de Janeiro e mais 3 novas lojas em fase de inauguração. Os modelos de negócios da Nailz requerem investimento inicial entre R$35 mil e R$ 80mil. Com faturamento médio mensal de R$30 mil, a margem de lucro é de 20% e a estimativa de retorno é entre 12 e 18 meses.

7- Wikimaki

Há sete anos em Curitiba, a rede de comida japonesa WikiMaki possui 5 lojas, sendo 3 próprias e 2 franquias. Ainda neste ano, a rede de franquias prevê a abertura de outras 4 novas lojas, incluindo uma unidade em São Paulo.

Em busca de franqueados, o projeto de expansão do WikiMaki tem 3 formatos de negócios, para serem implantados em pontos comerciais com grade fluxo contínuo de pessoas, em cidades com população mínima de 250 mil habitantes, principalmente nos estados do Paraná, de Santa Catarina e São Paulo. Com isso, a variação de investimento total varia entre R$ 140 mil e 350 mil.

8 – Los Ogros

Los Ogros é um food truck criado em 2015 pelo empresário Otto Queiroz. Ligado ao ramo alimentício há mais de 6 anos, Otto misturou sua paixão por cozinhar com rock and roll, criando o blend perfeito. O cardápio apresenta 4 burgers, sendo 3 permanentes e 1 sazonal – de acordo com o ambiente, horário e público.

Em um formato simples e enxuto, o trailer oferece variedade com baixa operação. Para viabilizar a operação, poucos e inteligentes ingredientes garantem a montagem rápida dos burgers. Para operar uma nova unidade da marca, é necessário um investimento inicial de R$70 mil. O faturamento médio mensal é de R$24 mil, com rentabilidade estimada de 30% a 40%.

9 – Academia Washington

A Academia Washington Franchising é uma escola de inglês com mais de 50 anos no mercado e com mais de 60 unidades distribuídas em todo território nacional. A marca destaca-se pelo alto nível de conteúdo cultural e rapidez com que os alunos se tornam fluentes.

A rede disponibiliza três faixas de investimento, sendo a de R$ 54 mil para cidades com até 20 mil habitantes. O faturamento bruto médio mensal é de R$ 35 mil, para um prazo de retorno entre 12 e 18 meses.

10 – Multifilmes

Criada em 1999, a Multifilmes surgiu para atender clientes exigentes aplicando películas em vidros de veículos ou residências, seja para controle solar, antivandalismo, privacidade e também decorativas.

No segmento de franquias desde 2017, a marca oferece três modelos de negócio, com investimento inicial a partir de R$ 28 mil. Com faturamento médio mensal de R$ 30 a 150 mil, o prazo de retorno é estimado em até 18 meses.

11 – KingCase

A KingCase é uma rede de franquias que inova na arte de personalizar cases, fazendo com que cada peça seja única. A loja modelo foi criada na cidade de São José do Rio Preto e, atualmente, a rede soma 6 unidades localizadas no interior do estado de São Paulo.

Com 4 modelos de negócio (store in store, quiosque, loja de rua e loja shopping), o investimento inicial é a partir de R$ 50.150, para um faturamento médio mensal de R$ 40 mil e prazo de retorno em até 12 meses.

12 – On Byte

A On Byte é rede de franquias de educação profissional com mais de 20 anos no mercado. Com baixo investimento e rápido tempo de retorno, a rede oferece diversos modelos de negócio, com ou sem a necessidade de ponto fixo, e exclusividade territorial aos franqueados. Para os alunos, são oferecidos os mais diversos cursos prontos para capacitá-los para o mercado de trabalho.

A marca oferece dois modelos de negócios, com investimento entre R$8700 e R$45 mil. O faturamento médio mensal para o modelo mais em conta é a partir de R$ 6 mil e o prazo de retorno mínimo é de 6 meses.

13 – Mordidela

A Mordidela é uma rede de alimentação que comercializa produtos com baixo ticket médio. Com mais de 100 unidades comercializadas, a rede pretende fechar o ano com mais 120 estabelecimentos.

Para ser um franqueado da marca, o investidor deve desembolsar a partir de R$ 64.500 e o prazo de retorno estipulado é de 12 meses. O faturamento médio estipulado pela rede é de R$ 35 mil e o lucro médio é de 20%.

14 – Vazoli

A Vazoli é uma franquia que atua no segmento de serviços financeiros e créditos. A rede comercializa financiamento de carros e imóveis, seguros, consórcios e o crédito consignado, o mais procurado nas unidades. Com mais de 90 lojas abertas, a empresa prevê fechar 2017 com 105 lojas.

Para ser um franqueado Vazoli, é necessário desembolsar a partir de R$ 50 mil. O prazo de retorno estipulado pela rede é de 8 a 15 meses com faturamento de R$ 150 mil a R$ 200 mil. O lucro médio é de12%

15 – Encontre Sua Viagem

A Encontre Sua Viagem é uma rede de franquia especializada em serviços turísticos e conta atualmente com mais de 500 unidades, entre Loja Física e Home Office, espalhadas por diversas cidades do Brasil. Com dois modelos de negócio – Loja Física e Home Office, a franquia oferece ao cliente desde passagens aéreas, a pacotes de viagens e locação de veículos.

É uma rede de microfranquias e a partir R$5 mil já é possível se tornar um franqueado. A expectativa da rede é encerrar o ano de 2017 com 600 unidades. A franquia conta também com outro modelo de negócio: loja física que exige investimento inicial de R$40 mil, para um lucro líquido de R$ 14 mil e prazo de retorno estipulado entre 12 a 24 meses.

16 – Ahoba Viagens

A Ahoba Viagens está no mercado desde 2014 e possui 190 franqueados espalhados pelo país, tem como objetivo chegar a 400 até o final de 2017. Para se investir na franquia, é imprescindível gostar de viajar e de se comunicar com as pessoas. Com o investimento de R$ 3.950 no modelo Premium, parcelado em até 10 vezes, a rede funciona totalmente online e pode ser operada de qualquer lugar – basta um notebook, tablet ou smartphone com conexão à internet.

O faturamento bruto mensal (estimado) é de R$ 30 mil, com faturamento líquido de R$ 3 mil e prazo de retorno do investimento: 3 a 12 meses.

17 – Ginástica do Cérebro

A rede de franquias Ginástica do Cérebro, com sede em Foz do Iguaçu, tem o objetivo de potencializar as capacidades cognitivas e emocionais de todas as pessoas, em qualquer faixa etária, com ou sem problemas relacionados à aprendizagem – especialmente destinada à área de lógica matemática por meio do uso do soroban que é exclusivamente fabricado no Brasil pela empresa.

Os franqueados operam cursos e treinamentos de Ginástica do Cérebro, além de workshops e palestras para empresas e escolas. A rede possui 10 unidades franqueadas e uma nova requer investimento total entre R$ 45 mil a R$ 65 mil. Com isso, o faturamento médio mensal é de R$ 15 mil e o prazo de retorno ocorre entre 12 a 18 meses.

18 – Portaria Monitorada

A rede Portaria Monitorada possui 4 unidades franqueadas e atua no mercado de condomínios prediais e oferece tecnologia e serviço que tem como maior objetivo deixar o condomínio mais seguro por ser monitorado o tempo todo e  reduzir o custo gasto com porteiros físicos em até 50%, uma vez que a folha de pagamento é responsável pelo alto custo.

Com taxa de franquia de R$ 10 mil e custo de instalação de R$ 12 mil, o faturamento médio mensal das unidades é de cerca R$ 170 mil e o prazo de retorno do investimento é entre 1 ano e 6 meses.

19 – Acquio

Acqio Franchising oferece serviço de pagamentos eletrônicos de cartões de  crédito e débito por meio de equipamentos POS (WiFi e GPRS). No primeiro semestre de 2017 a marca teve o faturamento de R$15 milhões e a expectativa de faturamento no segundo semestre é de chegar até R$21 milhões.

Em apenas dois anos de operação, a marca já possuiu mais de 580 unidades distribuídas em todo o país e oferece investimentos a partir de R$7.490. O modelo de de negócios é home based e oferece faturamento médio mensal de R$4.500, lucro médio mensal  R$2.800 e  prazo de retorno de 6 a 12 meses.

20 – PremiaPão

O modelo de negócio PremiaPão, que está inserido no mercado de publicidade em sacos de pão, passou a ser indicado no seleto grupo das melhores microfranquias para se investir em 2015. É um negócio acessível para quem busca baixo investimento e nenhum capital de giro, além de ser home based e ausente de custo operacional.

Sólida e forte no mercado, hoje a marca conta com 230 unidades, já atingiu praticamente todos os estados brasileiros e gera um faturamento anual de R$ 3 milhões. A meta da empresa agora é fechar o final do ano com 270 franquias. O investimento inicial é entre R$6 mim e R$14 mil, o lucro líquido mensal R$ 6.690 e o faturamento bruto médio mensal de R$12.160.

Imagem: Freepik