Gestão Participativa é Uma Nova Estratégia para Empresas se Destacarem no Mercado.

A gestão participativa é…

Um processo de liderança estruturado na confiança entre os profissionais de diferentes níveis hierárquicos, que estimulam as pessoas a participar do processo decisório e cultivam a livre interação dos colaboradores nos objetivos da organização: isso é a gestão participativa.

Para obtenção de maiores resultados, as empresas buscam saídas junto às mudanças de comportamento, tanto de seu público-alvo (externamente), quanto de seus colaboradores (internamente). “Tais mudanças de comportamento são diretamente ligadas às mudanças de geração. Hoje, por exemplo, voltamos a viver no antropocentrismo (homem no centro de tudo) e isso reflete não só nos hábitos de consumo de clientes como no hábito diário da geração atuante no mercado”, comenta Lucas Atanazio Vetorasso, CEO do Grupo ATNZO.

O mercado de trabalho apresenta hoje um cenário de mudanças constantes, as pessoas não trabalham apenas pelo salário mensal, foi-se a época em que os trabalhadores simplesmente saíam de suas casas para ganhar o pão de cada dia ou trabalhavam apenas para receberem o pagamento no final do mês com o objetivo de quitar dívidas, agora anseiam por qualidade de vida. Querem atrelar o sucesso pessoal ao profissional.

Percebendo essa realidade, o Grupo ATNZO criou um método interno para motivar sua equipe de forma estratégica, em busca de resultados individuais, através de um dia diferente em que os gerentes servem seus executivos e os preparam para um atendimento de excelência, oferecendo aos clientes aquilo que eles exatamente precisam, transformando a venda na real necessidade, o que difere os executivos do grupo, de vendedores comuns que apenas empurram vendas “goela a baixo”.

O projeto aplicado na equipe ATNZO foi baseado na execução de um treinamento onde os gestores assumiram pessoalmente as responsabilidades pelas tomadas de decisões e confiaram principalmente em sua própria competência e, também na coletividade de sua equipe, deixando fluir a inteligência coletiva no ambiente corporativo, para que o objetivo do grupo torne-se o mesmo. Quando todos buscam e trabalham para o mesmo propósito, mesmo que por meios diferentes, além de todos os departamentos contribuírem para a empresa como um todo, os funcionários alcançam o sucesso individual e coletivo da organização.  A Gestão Participativa permite que as empresas, que possui bons gestores se destaquem no mercado, através da projeção e execução de um trabalho diferenciado de toda uma equipe que motivada conquista novos espaços no mercado, colaborando para alavancar a economia.

“Eu sou movido por nãos”. Foi dessa forma que, de forma impactante, Lucas iniciou a manhã do dia 19 de Novembro. Um dia atípico para os executivos de expansão, um projeto criado pela equipe da maior Holding de Franquias do Brasil, com o objetivo de proporcionar um dia de resultados e retornos positivos aos mais de 40 funcionários do Grupo. Como transformar nãos em fechamentos de contratos, vendas, sonhos realizados e clientes satisfeitos? Como fazer com que os funcionários atuem motivados rumo ao sucesso da empresa?

Seja por fechamentos de contratos ou ao estreitar relacionamento com clientes que verdadeiramente queiram entrar no universo do franchising ou, ainda, um dia para que se aprenda a importância de foco e disciplina, o DIA D está deixando marcas positivas nos colaboradores do Grupo ATNZO. “É o dia que a ociosidade morre na empresa. Estamos tratando com decisões importantes para vidas e famílias. A seriedade no DIA D beira o militarismo e, ao contrário do que poderia ser, as pessoas adoram ver o resultado que a disciplina traz em suas vidas”, comenta o estrategista Lucas.

Com energia, garra, foco e determinação, o Presidente, Diretores e Gerentes do Grupo que acaba de se instalar na avenida Bady Bassitt, a mais movimentada de São José do Rio Preto, criaram um ambiente estratégico, enérgico e motivador para que o restante da equipe trabalhasse focado em um único objetivo, mudar a vida de clientes que tem o perfil para ser um novo franqueado de uma das marcas da casa.

“O Dia do Presidente foi extraordinário, o dia D deveria ser todos os dias, porque eu sempre vendo” Geisa Lima Mendes, executiva de expansão da equipe Fritos no Cone, que está no grupo a 8 meses, e que vendeu uma unidade da Fritos em Aparecida de Goiânia no dia D.