Freddo e Nüremberg provam que é possível harmonizar sorvetes com cervejas

A sorveteria argentina Freddo e a cervejaria brasileira Nüremberg se uniram para propor uma forma criativa de consumir sorvete em casa: combinando os gelados com diferentes tipos de cervejas. As duas marcas oferecem produtos artesanais com as melhores matérias-primas, o que facilitou as harmonizações devido aos ricos sabores oferecidos por cada tipo de ingrediente natural: frutas, leite, chocolate, maltes e lúpulos nobres.

“O verão se aproxima e, com ele, as confraternizações no trabalho, festas de fim de ano e férias. Todas essas ocasiões são ideais para inovar na hora da sobremesa. A ideia é beber a cerveja enquanto se toma o sorvete, na casquinha ou no pote, oferecendo uma combinação refrescante e que aguce o paladar. A combinação é ideal para surpreender unindo dois ícones do calor e da alegria”, explica a sommelier de cervejas da Nüremberg, Júlia Miranda.

Cerveja Pilsner com sorbet de abacaxi
Com aroma notável de cereais, que é resultado de uma base de malte Pilsen, a cerveja Pilsner Premium tem um leve bouquet de biscoito reforçado por maltes especiais. Na receita, três tipos de lúpulos de origem alemã adicionados em diferentes tempos à fervura, conferem um marcante aroma floral. Essas características casam perfeitamente com a refrescância do sorbet de abacaxi Freddo, que tem base de água e consistência leve. O sabor marcante da fruta se agrega ao paladar de flores e amargor médio da bebida, com espuma branca, persistente e cremosa que lembra a consistência do gelado.

Weissbier com sorvete de mascarpone e coulis de framboesa
A Weissbier Nüremberg traz uma rica combinação de cinco maltes, aroma de cravo, ésteres de banana, com notas e aromas de trigo que remetem a pão. É a típica cerveja do verão europeu, com turbidez e efervescência característicos do estilo, considerada “espumante” pelos alemães, que costumam bebê-la com comidas doces ou salgadas. Já o sorvete é feito do típico queijo mascarpone italiano, um ingrediente cremoso e suave que pode também ser usado em pratos principais ou sobremesas. Na Freddo, ele é combinado com coulis de framboesa, uma deliciosa calda da fruta que equilibra-se muito bem com o trigo e o toque moderado de banana desta cerveja levemente cítrica.

Vetto (Belgian Blond Ale) e sorvete de coco com doce de leite
A Vetto, do estilo Belgian Blond Ale, é uma cerveja puro malte, não filtrada, com limpidez resultante da maturação. O amargor marcante pelos lúpulos Magnum, Styrian, Saaz e Amarillo balanceiam com o dulçor da seleção de maltes. Apresenta aroma levemente condimentado e adocicado com notas de mel. Seu sabor começa suave, termina seco e com leve calor do álcool. Essa característica, combinada com a doçura do sorvete de coco com doce de leite, traz um equilíbrio agradável ao paladar. A receita da Freddo é feita com pedaços de coco seco e mesclada com o legítimo doce de leite argentino, fornecendo a adstringência e a delicadeza necessária para a harmonização com a Vetto.

Mahal (IPA – India Pale Ale) e sorbet de maracujá com laranja
Enriquecida com quatro lúpulos nobres, de aspecto seco moderado, a Mahal traz notas de maracujá, laranja, manga, grapefruit e ainda o inovador e marcante aroma floral de hibisco – exclusividade da receita da Nüremberg. O equilíbrio dos lúpulos Columbus, Chalenger, Kent Golding e Citra, este último no dry hopping, confere um amargor complexo e retrogosto marcante. A harmonização com o sorbet de maracujá e laranja potencializa ainda mais as características frutadas do gelado – tornando esse combo perfeito para o verão. Mas, se a ideia é surpreender com a IPA e criar uma combinação nada óbvia, a sommelier Júlia Miranda recomenda tomá-la acompanhada do sorvete de menta granizada (menta com pedaços chocolate), que cria um terceiro sabor a partir da união da bebida com o gelado. Sua doçura e refrescância aliadas ao amargor da cerveja resultam em um gosto complexo, leve e equilibrado.

Clique aqui e cadastre-se para receber informações exclusivas. É gratuito