Franquias: tire do papel o sonho de começar o próprio negócio em 2020

Empreender é o sonho de muita gente. Afinal, ser dono do próprio negócio possui muitos benefícios. Porém, essa habilidade exige conhecimento e, na maioria das vezes, a parte burocrática e a definição de todos os processos desanima quem está em busca desse objetivo. Mas, para 2020, uma solução promete fazer ainda mais sucesso que nos anos anteriores: o mercado de franquias.

Conhecido por ser um setor em forte expansão no país, as franquias possuem números otimistas para o ano que começou. De acordo com a Associação Brasileira de Franchising  (ABF), apenas no terceiro trimestre de 2019, este mercado cresceu mais de 6%. Em 2020, a estimativa da ABF é que esse número seja ainda maior.

Enquanto isso,  o número de pessoas que querem obter um negócio próprio também aumenta. O relatório Brazil Digital Report, divulgado no início de 2019, feita pela McKinsey em parceria com o Brazil at Silicon Valley, mostra que o Brasil é um país empreendedor. De acordo com o estudo, 39% dos brasileiros são donos do próprio negócio.

Oportunidade

Apesar das projeções otimistas, o gerente de rede de franquias da Empresta Bem Melhor e especialista em gestão estratégica, Douglas Andrade, explica que um dos pontos que causam dúvida entre muitos empreendedores iniciantes são os diversos processos envolvidos em abrir o próprio negócio. “Infelizmente, nem todos tem acesso à informação necessária ou, muitas vezes, possuem maior dificuldade em entender e definir as diversas etapas do processo de consolidação de uma empresa. Isso faz com que os empreendimentos fechem com poucos meses de existência”, completou.

No entanto, Douglas destaca que um dos principais motivos do franchising fazer cada vez mais sucesso é exatamente a facilidade que os investidores encontram em tirar do papel seus desejos. “As franquias possuem uma formatação pré-definida. Então, todo o processo burocrático relacionado à operação e aos processos da marca já são definidos. Portanto, o franqueador que está começando não terá que se preocupar com todas essas demandas e poderá focar nos resultados”, indicou.

Dicas

Para quem não sabe como escolher a melhor área para começar, o especialista orienta que o primeiro passo é definir qual segmento deseja seguir. “Isso deve ser feito a partir do seu perfil. Veja qual é a área que mais combina com seus objetivos e, principalmente, uma franquia com a qual você se identifique em princípios e expectativas”.

Entre os segmentos mais promissores, o gerente destaca a área de Serviços, que, atualmente, está entre os que mais crescem no país, de acordo com a ABF. “Com a área de serviços você terá acesso a diversas possibilidades. Além de ter várias opções de trabalho e variados tipos de marcas, é possível investir com o capital que achar melhor, levando em consideração a sua necessidade”.