Franquias de serviços sem sazonalidade crescem e oferecem vantagens ao empreendedor

O setor de franquias de serviços foi o segundo que mais cresceu no último ano, acumulando 10,2% de crescimento nominal, mantendo-se praticamente igual no segundo trimestre de 2016, com relação ao mesmo período de 2015. Os dados divulgados pela ABF (Associação Brasileira de Franchising) mostram que mesmo na crise, as franquias de serviços não estão sofrendo grandes impactos, sendo uma alternativa para quem deseja abrir o próprio negócio.

Mas com tantas opções de serviços no mercado, escolher por aqueles que não enfrentem sazonalidade, como a corretagem de seguros, é outra vantagem. A grande maioria dos seguros, como o de vida, auto, saúde e objetos pessoais, são bastante requisitados pela população em qualquer época do ano e precisam ser renovados anualmente.

“Para estar à frente de uma franquia sazonal, é necessário estar preparado para a queda de movimento, assim como para as altas temporadas e demandas. Já ao investir em uma franquia que não é sazonal e que pode dar lucro independente do momento, o franqueado consegue manter uma estabilidade no faturamento. A falta de sazonalidade também ajuda na fidelização de clientes”, explica Leonardo Cannizza, diretor de expansão da Seguralta – uma das maiores corretoras de seguro do país.

Pesquisas mostram a necessidade constante da população por seguros
Segundo pesquisa realizada pela Nielsen Ibope, houve um crescimento de 48% do número de smartphones no Brasil no último trimestre de 2015, em comparação ao mesmo período do ano anterior. Com a criminalidade crescendo, o número de roubos destes aparelhos também aumenta. Os números da Secretaria de Segurança Pública apontam que há 410 casos de roubos por dia, 17 por hora. Os seguros objetos passam então a serem uma alternativa para as pessoas conseguirem proteger seus aparelhos, por exemplo. Pesquisas recentes indicam inclusive que houve um aumento de 300% na procura por esta modalidade de seguro no ano passado.

Outro seguro que tem bastante demanda é o para automóveis. A Senasp (Secretaria Nacional de Segurança Pública) aponta que 13.074 veículos foram roubados entre janeiro e abril deste ano, o que ressalta ainda mais a importância do seguro auto. No ano passado, as vendas também cresceram 4,4% frente a 2014, segundos dados da CNSeg (Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização). A mesma pesquisa indica que outros planos, como saúde suplementar e capitalização cresceram 6,6% e 6,1%, respectivamente.

Para continuar crescendo, Seguralta busca novos franqueados
Com cerca de 200 mil clientes atendidos desde que está no mercado há 48 anos, e um índice de renovação de seguros que ultrapassa 90%, a Seguralta é uma das maiores corretoras de seguros do país e é pioneira em seguros no setor de franchising. Com mais de 800 unidades comercializadas, quer chegar a 250 ainda este ano, o que representa um crescimento de mais de 40%.

Desde que entrou para o franchising em 2008 até meados de 2014, registrou um crescimento de 500% e foi considerada uma das 25 maiores redes de franquias pela ABF. Em 2015, registrou um aumento de 40% em relação ao ano anterior, finalizando o ano com um faturamento de R$180 milhões somente com a venda de produtos.

A Seguralta possui parceria com as seguradoras mais bem conceituadas do mercado: são mais de 30 companhias, o que garante ao franqueado uma ampla gama de produtos a oferecer a seus clientes. Entre os seguros oferecidos estão os pessoais como: seguro auto, residencial, viagem, de vida e acidentes pessoais, e os empresariais como o de frota, vida empresarial, responsabilidade civil, condomínios, garantia contratuais e de transporte.

Para os interessados na marca, a marca oferece três modelos de negócios: Home Office, Basic e Standard, com investimento inicial a partir de R$ 22 mil, R$ 30 mil e R$ 120 mil, respectivamente. A rede faz parte do Grupo Zanon, holding de franquias multissetorial detentora também das marcas Los Cabrones Mexicano, Franquia da Pizza e Derma Nail. O Grupo Zanon é um dos maiores e mais reconhecidos no setor de franchising e conta com um faturamento de cerca de R$ 245 milhões.

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