Franquia veterana está de cara nova

A SUBWAY não quer se acomodar e segue inovando depois dos 50, saiba mais

O que levaria uma marca de mais de 50 anos a mudar?

A SUBWAY, especializada em sanduíches variados fresquinhos, preparados na hora, abriu sua primeira loja em 1965, nos EUA. O foco foi, desde o incío, negócio, servir um produto bem feito e de alta qualidade, prestando excelente atendimento ao cliente.

A partir de 1974, a SUBWAY adotou o franchising com a meta de dobrar seu número de lojas, que era de 16.

Hoje, a marca SUBWAY é a maior cadeia de sanduíches estilo “submarino” do mundo, com mais de 39 mil unidades. Seu público procura refeições rápidas e nutritivas para toda a família.

E quais as novidades?

É uma iniciativa chamada Fresh Forward, visando oferecer um espaço mais moderno, confortável e inspirador para os consumidores.

Além disso, o posicionamento vem acompanhado de novo logotipo, promovendo maior identificação com a marca. Essa identidade visual foi desenvolvida pela Turner Duckworth New York. Já o o design dos espaços ficou a cargo da FRCH Design Worldwide.

O novo projeto Fresh Forward de Subway já foi implantado em 193 lojas, num total de 18 países. Outras 93 unidades da rede estão em obras para se adaptar à novidade e 154 restaurantes estão em fase de projeto. A primeira loja brasileira a receber o conceito é a do Shopping Metrô Santa Cruz, em São Paulo.

Quer saber mais? Confira nossa conversa com Paul Davis, diretor regional de marketing da Subway.

Mapa das Franquias: Do que se trata o conceito Fresh Forward? De onde surgiu a necessidade dessa mudança?

Paul Davis: O Fresh Forward é nossa nova abordagem, que visa  transformar a experiência do cliente nas lojas. Estamos reconceituando, remodelando e reconstruindo nossos restaurantes com um visual mais contemporâneo, a fim de proporcionar uma ótima experiência para nossos clientes. Nossa marca está dando início a uma grande transformação em todas as áreas do negócio, incluindo, entre outras, o restaurante Fresh Forward, o cardápio e o serviço do futuro. Estamos inseridos em uma indústria altamente competitiva, em que o valor não é fixado apenas pelo preço, mas por uma definição holística de qualidade, razão pela qual precisamos nos renovar constantemente.

Mapa das Franquias: Como esse novo conceito influirá na experiência do cliente?

Paul Davis: A maneira como os consumidores definem sua relação com restaurantes de fast-food está evoluindo. O valor passa a incluir a experiência que eles têm no restaurante, a qualidade e a diversidade da comida. Você ficará impressionado com o Fresh Forward por conta da decoração convidativa e contemporânea, da nova forma de exibir nossos produtos e ingredientes e das novas tecnologias, como painéis digitais de cardápio, carregadores USB e acesso gratuito a redes Wi-Fi, que visam a oferecer mais comodidade aos nossos clientes. Redesenhamos todos os elementos para atender às expectativas dos clientes e propiciar-lhes uma ótima experiência.

Mapa das Franquias: Quais são os primeiros restaurantes Fresh Forward no Brasil? E os próximos?

Paul Davis: Abrimos os dois primeiros restaurantes Fresh Forward no Brasil nos últimos meses. O primeiro está localizado na cidade de Belo Horizonte e o segundo em São Paulo, no shopping Metrô Santa Cruz. Esperamos abrir 50 novos locais Fresh Forward no país em 2018.

Mapa das Franquias: Qual é o investimento do franqueado em um restaurante Fresh Forward?

Paul Davis: O investimento no novo restaurante Fresh Forward é ligeiramente superior ao anterior no que se refere à decoração – cerca de 10%. No entanto, globalmente, as vendas nos novos restaurantes Fresh Forward aumentaram de forma sustentada. O investimento total pode chegar a algo em torno de R$ 300.000,00, dependendo da localização específica.

Mapa das Franquias: O Subway está fornecendo algum treinamento específico para que os franqueados possam lidar com esse novo conceito?

Paul Davis: Nossos franqueados e Artistas de Sanduíches interagem com milhões de clientes em todo o mundo, todos os dias. Nós fornecemos a eles treinamento não apenas para o Fresh Forward, mas para qualquer novo produto ou procedimento que seja introduzido. Visitamos o campo constantemente e dispomos de um robusto programa de treinamento.

Mapa das Franquias: O Fresh Forward já está atraindo novos franqueados?

Paul Davis: O Fresh Forward está atraindo, em todo o mundo, tanto novos franqueados quanto franqueados já existentes. Nossos franqueados não são apenas parte da família Subway, mas ajudaram a construir essa empresa, uma loja de cada vez, tornando-nos, hoje, a maior cadeia de restaurantes do mundo. Eles são fantásticos.