Franquia leva candidatos a unidade modelo para apresentar conceito de negócios com mais profundidade

Investir na abertura de um negócio próprio requer cautela. Muitas vezes, as pessoas empregam todas as suas economias para iniciar as operações, então, arriscar não é uma opção. É importante que o negócio dê certo. Por isso, o caminho natural para muitas pessoas é o mercado de franquias. De acordo com dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), a taxa de mortalidade de operações caiu de 5% em 2017, para 3,9% em 2018. Isso, somado ao fato de que esse mercado vem crescendo – mesmo em períodos de crise – na casa dos 7% a 8%, faz com que ele seja encarado como um dos mais seguros para se investir.

A ORTOPLAN – Especialidades Odontológicas, rede de franquias de clínicas odontológicas, referência no mercado, com 21 anos de experiência no segmento – vem adotando uma estratégia interessante durante as negociações com candidatos à franquia. De acordo com Fábio Nunes, executivo de operações da rede, aqueles que já tiveram o perfil aprovado pela franqueadora são convidados a participar do ‘Discovery Day’.

Os participantes do ‘Discovery Day’ são levados a uma visita, durante um dia inteiro, na unidade modelo da ORTOPLAN, em Foz do Iguaçu (PR), onde está a sede da marca. Nesta ocasião, é possível acompanhar de perto todos os processos e operações de uma unidade, ver sistemas funcionando, a gestão do negócio, a dinâmica do dia a dia, ambientes, etc.

Segundo Nunes, com a realização do ‘Discovery Day’ foi possível ampliar em 98% o número de contratos de franquia fechados. “Ver o negócio de perto, acompanhar o dia de trabalho, ter noção do ganho com os sistemas implantados é essencial. A franquia sai do mundo das ideias e acaba se tornando mais real para o futuro franqueado. Isso, sem dúvidas, traz mais segurança para quem está investindo”, explica.

O executivo conta, ainda, que somar o ‘Discovery Day’ ao conceito ORTOPLAN For You – que permite que o franqueado customize sua unidade em itens como tamanho da clínica, cores utilizadas para decoração, tipo de mobiliário, estilo de fachada, entre outros aspectos passíveis de personalização – traz ainda mais vantagens à marca.  “O franqueado fica mais confortável com essa flexibilidade e deixamos claro que usando o bom senso é possível negociar outras adaptações. Além disso, passamos a utilizar o nome do profissional na fachada da clínica. Essa é uma importante maneira de aproximação com o público a ser atendido, tanto para uma nova franquia quanto para modelo de conversão de bandeira”, finaliza Nunes.

De acordo com o presidente da rede, Dr. Faisal Ismail, agora é possível iniciar atividades com clínicas no modelo Smart (menor porte), com investimento de R$ 199 mil. No caso do modelo Plus (maior porte), o investimento é de R$ 280 mil. Para a conversão de bandeira, o investimento a ser feito varia entre R$ 25 mil e R$ 47 mil. A taxa de franquia praticada pela ORTOPLAN – Especialidades Odontológicas é a mais atrativa do mercado, com valor de R$ 10.900,00. Os royalties passam a ser escalonáveis e quanto melhor o desempenho da franquia, menor é o valor a ser pago. A taxa de propaganda, por sua vez, pode ter 50% do valor revertido a ações locais, em benefício do próprio franqueado. Os cálculos são realizados tomando por base o faturamento de cada unidade, por mês.

Atualmente, a ORTOPLAN – Especialidades Odontológicas contabiliza 35 franquias em atividades. Para 2019, a meta é chegar a 65 unidades entre abertas e contratadas, com prioridade de expansão pelo estado do Paraná, tanto na capital Curitiba quanto em cidades com mais de 35 mil habitantes; pelos estados do Nordeste, também com prioridade para as capitais, e municípios do interior do estado de São Paulo.