Franquia de cuidados sênior cresce no interior de SP

A Terça da Serra foi criada pela médica Dra. Joyce Duarte Caseiro em 2014, para preencher uma lacuna em Jaguariúna: a ausência de Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI) que prestassem serviços de qualidade.

Mas o motivo principal é mais pessoal: a Dra. Joyce queria proporcionar ao seu avô (atualmente hóspede do Terça da Serra), os melhores cuidados e o melhor atendimento.

O residencial sênior chegou à cidade de Campinas em 2016. Neste momento também a médica Dra. Luiza Piovesana se tornou sócia do Terça da Serra.

Atualmente, a Terça da Serra é uma rede de Residenciais Sênior com 18 unidades. Do total, 11 operacionais e 7 pré-operacionais, contando também com um Centro Terapêutico e o Centro de Formação, situados nas cidades de Campinas e Jaguariúna.

Conversamos com Pedro Moares, sócio-proprietário da Terça da Serra, para saber como funciona uma franquia que lida com cuidados tão delicados.

Mapa das Franquias: Como se define uma Instituições de Longa Permanência para Idosos, quais suas características?

Pedro Moares: As instituições de longa permanência é um segmento criado para desenvolvimento e amparo aos idosos. No Brasil, é considerado idoso a pessoa acima de 60 anos e a implantação destas instituições começou em 2003 com uma sugestão da Sociedade Brasileira Geriatria e Gerontologia. Uma das características é a fiscalização destas empresas pelo Conselho do Idoso, Vigilância Sanitária e Ministério Público.

Mapa das Franquias: Qual o diferencial do Terça da Serra? Qual o significado do nome?

Pedro Moares: Somos uma pousada baseada na tendência e pontos fortes de bons hotéis e outras pousadas. Procuramos criar um espaço acolhedor e familiar para abrigar o idoso, por isso quebramos aquela imagem de asilo frio e   escuro. Investimos na ideia de propor um espaço claro, arejado, com móveis novos, sempre amparados por protocolos e cuidados de saúde do idoso.

O nome Terça da Serra surgiu por conta do nome da fazenda onde está instalada nossa primeira unidade, em Jaguariúna, interior de São Paulo.

Quando precisávamos de um nome para nosso empreendimento,   decidimos fugir dos clichês  e conversando com as pessoas da cidade percebemos que o nome da fazenda e sua localização no meio de uma área montanhosa chamava atenção.

Mapa das Franquias: Qual o perfil ideal de franqueado? É preciso ser formado em medicina ou enfermagem?

Pedro Moares: Franqueado precisa ter um perfil empreendedor, com capacidade de tomar decisões, assumir riscos, ter a capacidade financeira para garantir que tudo seja feito de forma bem feita, e, claro, com experiência de gestão de equipe. Realizamos treinamentos e alinhamos todos os protocolos. Não é necessário que o franqueado esteja ligado à rede de saúde.

Atualmente, nossa maioria é, mas também temos franqueados formados em administração e economia. Qualquer pessoa que tenha uma vocação comercial e empreendedora sabendo lidar com as famílias pode ser um franqueado da Terça da Serra. A maior procura é de profissionais da saúde, mas não nos limitamos.

Cuidados e fiscalizações

Mapa das Franquias: Sendo um negócio que lida com o bem estar humano, como ele é fiscalizado? Os franqueados recebem visitas de supervisores?

Pedro Moares: Como lidamos com seres humanos e em situação frágil, a fiscalização é de responsabilidade de três órgãos: Vigilância Sanitária, Ministério Público e Conselho de Idosos. A Terça da Serra também realiza uma auditoria nas franquias semanalmente para chegar se todos os procedimentos padrões estão sendo respeitados, como atendimento, unidade em ordem, casa arrumada e organizada e idoso sendo cuidado respeitando todas as exigências.

Mapa das Franquias: Como é estruturado o Home Care e como isso impacta no franqueado, uma vez que é fora das instalações da unidade?

Pedro Moares: O Home Care é uma estrutura de apoio da Terça da Serra. Quando existe alta demanda em alguma unidade ou o idoso exige cuidados especiais na residência da família, nós disponibilizamos o serviço oferecendo técnicos de enfermagem para acompanhar o idoso. Estes profissionais ficam sob a supervisão de uma enfermeira da Terça da Serra.

Mapa das Franquias: Qual é a estratégia de crescimento da franquia no segundo semestre de 2018? Foi feito algum estudo para saber onde está mais concentrado o público da terceira idade?

Pedro Moares: O crescimento para segundo semestre é baseado em um mapeamento prévio realizado por uma consultoria externa. Esse mapeamento foi realizado nas 50 principais cidades do estado de São Paulo para desenvolver parcerias e novas franquias. Foi levado em conta o poder aquisitivo da região e a renda per capita.