Franquia de caricaturas em canecas vende quase 80 unidades durante a quarentena

Para enfrentar a atual situação, em um período com tantas incertezas, e diminuir o impacto causado pela pandemia, as empresas precisam se reinventar e se moldar às novas exigências do mercado e da sociedade. Foi com este pensamento que Wdson Sandenys, mais conhecido como Dinho, buscou alternativas para manter o crescimento da Caricanecas, maior empresa especializada em caricaturas digitais do mundo. Com quase 80 unidade vendidas durante a quarentena e um crescimento de vendas de produtos superior a 130%, a empresa agiu de maneira estratégica de imediato e se preparou para atuar em um novo mercado. “Na crise, muitas empresam paralisam por conta do medo, ou não tomam novas atitudes. É preciso entender o que está acontecendo e ter uma ação perante isso”, explica.

:: AGIR COM ESTRATÉGIA

Para sair da fase do medo e entrar em adaptação do atual cenário, o fundador da Caricanecas conta que foi preciso empregar mudanças na forma de se comunicar com os clientes e no modo de vender. “A Caricanecas fez um treinamento com os funcionários ensinando a vender neste período de quarentena, pois são formas bem distintas de se relacionar e vender em um período ‘normal’ e em meio a uma pandemia. Conseguimos descobrir como conversar com os nosso clientes nesse momento delicado, como fazer com que eles valorizem o nosso trabalho e adquirem nossos produtos. Isso atribuiu muito para termos um aumento de vendas, inclusive, tínhamos franquias que vendiam abaixo do ideal e nesse momento, eles conseguiram se mexer e vender muito mais agora”, conta Wdson Sandenys. A estratégia fez com que a marca tivesse um aumento de 133% de venda dos produtos.

:: VENDA DE FRANQUIAS

Segundo Dinho, para as franquias da Caricanecas, este momento está sendo bem positivo, principalmente porque as pessoas estão percebendo que o negócio home based é o diferencial do momento. “Poder trabalhar dentro de casa é algo muito benéfico agora. Além disso, com a franquia home based é possível ter um complemento de renda que possibilita estabilizar a situação de muitas pessoas”, afirma o fundador.

A Caricanecas contava com mais de 500 franquias, espalhas em todo o país, antes da pandemia; durante a quarentena a empresa vendeu 76 unidades. Com o baixo custo de investimento para adquirir uma franquia da marca, em torno de R$ 8 mil, o modelo de negócio é ideal para quem ficou desempregado neste período. “Para aqueles que estão sem trabalhar e possuem o dinheiro do FGTS para investir, é uma boa oportunidade para exercer uma atividade que dá retorno e possibilita ficar em casa”, conta Dinho.

:: VENDA DE PRODUTOS NO E-COMMERCE

Já para o aumento de vendas dos produtos com caricaturas, o fundador da marca credita o sucesso à dois fatores: produto com uma certa necessidade para as pessoas e venda online. “Por ser algo de uso pessoal, muitas pessoas passaram a adquirir a sua caneca ou squeeze personalizado com caricaturas no momento. Além de claro, ser um presente bastante criativo e que possibilita compra online”, explica Wdson Sandenys.

De acordo com o empresário, o consumo online cresceu muito na quarentena e, para muitas empresas, tornou-se o único meio de venda no momento. Então, se dedicar à esta ferramenta é o ideal para as empresas que desejam se sobressair. “Sempre vendemos de forma online, mas estamos apostando ainda mais em anúncios nas redes sociais, fomos atrás de clientes em grupos nelas e alimentamos muito as nossas páginas. Nossas vendas diretas pelo site da marca cresceram muito, bateram um record de mais de 500%. As nossas vendas diretamenta pelo e-commerce, sem ter contato com um dos franqueados, não era muito forte em nossa empresa, e hoje, aumentou 5 vezes o número por lá. Acredito que virou uma tendência ainda mais fortalecida atualmente e que pode ser um grande diferencial para as marcas”, conta o fundador.