Franquia com charme artesanal e pegada profissional

Com mais de 60 unidades em todas as regiões do país, o Mestre-Cervejeiro.com é a maior rede de lojas de cervejas artesanais do Brasil.

A marca surgiu em 2004 como site de conteúdo e consultoria especializada em cervejas. A primeira loja própria foi aberta em 2009 em Curitiba/PR (capital da cerveja artesanal). Devido ao sucesso do negócio, o modelo de franquia foi formatado em 2012.

Atualmente, o Mestre Cervejeiro trabalha com cervejas artesanais nacionais e importadas e a curadoria é feita por uma equipe de Sommeliers de Cerveja.

Para entender melhor o apelo da cerveja artesanal e como é o relacionamento da marca com seus franqueados, conversamos com Daniel Wolff, sommelier e juiz internacional de cervejas e diretor da Mestre-Cervejeiro.com

Mapa das Franquias: O Mestre-Cervejeiro.com anuncia em seu site mais de 3.500 cervejas cadastradas, entre nacionais e internacionais. Como a marca atua para encontrar um franqueado com esse conhecimento? Ou como faz para treiná-lo?

Daniel Wolff: Procuramos por interessados em abrir a franquia que tenham o perfil de gestor de negócio, muito mais do que conhecedor de cervejas. Se o interessado vier com ambos os conhecimentos, será melhor. Mas caso não tenha conhecimento de cerveja, nós, por meio de treinamentos e de suporte constante da nossa equipe, suprimos esse conhecimento e fazemos a transferência de know-how para que ele tenha um entendimento inicial básico e alinhado do produto que irá trabalhar.

Mapa das Franquias: Ainda citando o site:

 “O Brasil é o terceiro maior produtor de cerveja no mundo e, apesar do setor de cerveja artesanais representar em torno de 1,5% de share de mercado, estima-se crescimento de 40% ao ano nos últimos anos. Sabemos que o mercado ainda tem muito potencial para crescer.”

Na sua opinião, qual o apelo das cervejas artesanais e quais são as tendências mais fortes desse crescimento esperado para esse mercado?

Daniel Wolff: Vamos pegar como exemplo o mercado americano, e que nós, aqui, somos um espelho do que acontece lá. Nos Estados Unidos, que é o segundo maior mercado de cervejas do mundo, as cervejas artesanais já chegaram a 17% de participação. Ou seja, nós temos muito para crescer aqui ainda com base nisso. E ao olhar diretamente para o mercado brasileiro, o consumidor procura por variedade e procura por cervejas locais. E hoje a Cultura da Cerveja está espalhada por todo o Brasil, do sul à região norte, de grandes a pequenos centros. As pessoas estavam cansadas de sempre beber os mesmos rótulos ou ainda o mesmo perfil de sabor. Elas querem mais, elas querem diversidade. E não é só de cerveja, isso acontece com o vinho, o café, queijos, carnes, em inúmeros exemplos.

Mapa das Franquias: Outros pontos diferenciados que chamam a atenção no site: “Negociações mensais exclusivas de produtos para a rede”. Como isso funciona? De que produtos falamos? Poderíamos pensar num exemplo hipotético que ajude o candidato a franqueado a se decidir a subir a bordo?

Daniel Wolff: Vamos citar as datas que temos a mais do que o varejo comum. Por exemplo, temos St. Patrick’s Day, Oktoberfest, Dia da Cerveja Alemã, entre outras. Aproveitamos essas datas para fazer negociações com as cervejarias e importadores de rótulos que têm relação com a data. Ou ainda fazer lançamento de uma cerveja própria da nossa marca (atualmente temos seis cervejas próprias, algumas delas já premiadas com medalhas em concursos nacionais e internacionais).

Para a Oktoberfest, vamos atrás de estilos e marcas alemãs. Para o St. Patrick’s Day procuramos negociar estilos como Stout e Red Ale. Para a Páscoa cervejas com base de chocolate, e por aí vai.

Produtos exclusivos

Mapa das Franquias: Quais os produtos próprios principias? Bonés e outros? Como eles são criados para se conectar (ou melhor “harmonizar”) tão bem com a cultura da cerveja?

Daniel Wolff: Temos uma vasta linha de acessórios para o serviço da cerveja, como taças, copos, abridores e baldes.

Temos cervejas próprias, como a nossa Mestre-Cervejeiro.com Tripel Wood-Aged, uma cerveja feita em parceria com o mestre cervejeiro americano Pete Slosberg, que ficou um ano maturando em barril de cachaça e que levou medalha de ouro no Concurso Brasileiro de Cervejas. E o vestuário como bonés e camisetas que remetem ao estilo de vida do cervejeiro/a. Procuramos lançar novos produtos por “temporada”. E com isso termos produtos exclusivos que só são encontrados nas nossas lojas.

Mapa das Franquias: OK, estou muito interessado em ingressar na rede. Mas tenho dúvidas: loja, container ou quiosque? Qual a finalidade de cada um?

Daniel Wolff: O quiosque seria para ambientes de alto-fluxo de pessoas como Shoppings Centers e/ou Aeroportos. Container, uma opção para montar uma loja em um terreno, podemos ser modulados. E a loja de rua, é um ambiente que proporciona a imersão na Cultura da Cerveja.

Mapa das Franquias: Por último: Onde se bebe mais e melhor no Brasil? Quais os planos de expansão para o segundo semestre de 2018?

Daniel Wolff: Em todo o Brasil tem consumo de cervejas artesanais. Seríamos injustos com base na nossa rede listar quais são os maiores consumidores. Mesmo por que temos ótimos desempenhos de franquias em todas as regiões, em todos os perfis de cidades. O que observamos que há preferência por estilos e marcas dependendo de cada região.

Os planos para esse ano é fortalecer a rede por meio de aumento do faturamento dos franqueados. E também expandir para todas as capitais.