Franqueados falam sobre como escolheram a “franquia ideal”

Quem opta por abrir uma franquia se depara, logo de início, com uma série de decisões e escolhas a serem feitas que deixam claro que a tarefa não é nem um pouco simples. Uma rede grande e já consolidada ou uma rede menor e com maior potencial de crescimento? Com ou sem taxa de publicidade? Apenas a marca, ou marca e produtos e serviços? 

Estima-se que no Brasil cinco franquias novas são abertas por hora de acordo com levantamento da Rizzo Franchising realizado em 2014. Com tantas opções, lançar-se neste mercado exige muita pesquisa.

A escolha final, no entanto, sempre será do franqueado – e por isso mesmo extremamente pessoal. De acordo com o sócio diretor da consultoria em franchising Dub Net, Danilo Andreoli, um aspirante a franqueado deve observar o elementar antes de optar por uma franquia ou outra: se ela atende ou não aos seus interesses. E eles são vários.

“O processo de tomada de decisão por uma ou outra franquia é, primeiramente, de identificação com o negócio. Se eu, como consumidor, tenho identificação com aquela marca, produto ou serviço que eu quero ser franqueado. Se eu não tiver é um mau sinal”, explica Andreoli.

Há cinco meses com a franquia de venda porta-a-porta de sapatos femininos “Quinta Valentina”, a analista financeira Eliane Del Nero escolheu o seu novo negócio justamente por conta da sua identificação com os produtos oferecidos pela rede. Ex-franqueada de uma rede de perfumes, a micro-empresária ficou encantada com o custo-benefício dos sapatos.

Gosto muito de roupas, sapatos e joias e me interessei pelo negócio após ver a qualidade dos produtos” conta  analista que completa: “A qualidade dos produtos que eles nos fornecem são excelentes e muito confortáveis também, os mais confortáveis que você pode imaginar”, ressalta Eliane que quase desistiu de abrir uma nova franquia após decepções com sua experiência anterior no setor de perfumaria.

“Eu fazia pedidos após pedidos e eles não me enviavam nada. Ao ligar para cobrar, eles registrava como um novo pedido acumulando três, quatro pedidos repetidos. Foi então que eu desisti”, desabafa a franqueada, atualmente com um relacionamento muito diferente na Quinta Valentina.

“O relacionamento com a rede é bastante agradável, eles são bastante solícitos e qualquer dúvida que a gente tenha, a gente liga e eles resolvem de forma muito prestativa”, explica Eliane.

No entanto, Andreoli explica que é preciso estar atento a outros fatores antes de aquirir uma franquia, evitando frustrações como a de Eliane em sua primeira experiência. Além da identificação com o produto, o sócio diretor da Dub Net destaca que há elementos de uma franquia dos quais não se pode abrir mão.

“É fundamental entender a equação ‘marca – produto – localização’ somada ao meu trabalho e ao investimento que eu vou fazer. Isso fecha a conta? O sucesso está acontecendo em outras unidades? Certas coisas precisam ser firmes, com um mínimo de estrutura”, explica o consultor que ressalta: “Parece complicado, mas são coisas que qualquer candidato a franquia pode fazer”.

Franqueado da Belga Mix, Silvio Quaresma seguiu o roteiro para adquirir uma boa franquia. Capitalizou-se durante um período e, após formado seu caixa, iniciou uma longa pesquisa até chegar à sua “franquia ideal”.

“Fiz várias pesquisas e encontrei a ‘Belga Mix’ no site da ABF (Associação Brasileira de Franchising). Em função da oportunidade que a ‘Belga’ oferecia naquela época, eu resolvi fazer uma visita para conhecer e me encantei com o produto e com a procura das pessoas por ele”, conta Quaresma ao destacar a demanda perene pelas batatas fritas na sua loja e o aumento vertiginoso da demanda logo após a instalação.

“Na medida em que a gente abriu a loja e as pessoas começaram a consumir e a demanda cresceu de um momento pro outro. Ficamos surpresos com a forma como as pessoas gostam de batata e gostam da qualidade do produto que a gente oferece na Belga Mix”, explica o empreendedor que já está com sua segunda unidade aberta e com planos para uma terceira.

“Atualmente o nosso nível de clientes se mantém perene, não oscila. Trabalhamos o ano inteiro com o mesmo número médio de clientes e já estamos com uma nova localização pronta para inaugurar ainda este ano”, comemora Quaresma. 

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