Franqueadores atentos para satisfazer o consumidor

O dia 15 de março é considerado o Dia do Consumidor. Cada vez mais a data é celebrada com promoções e facilidades para esses consumidores.

Muito se fala sobre os direitos conquistados pelos clientes, principalmente com o Código de Defesa do Consumidor.

Porém, é importante lembrar que cada setor tem um tipo de consumidor e cada um deles deve ser tratado com suas particularidades. No ramo de franquias, por exemplo, que possuem unidades em diversas cidades e estados, é preciso pensar em como atender bem cada uma dessas pessoas, levando em consideração seus costumes locais.

Outro ponto importante é não pensar apenas em promoções ou produtos de qualidade, o trato com esse consumidor é sempre levado em consideração no momento de escolher uma marca. “Na Multifilmes colocamos o cliente sempre em primeiro lugar, sigo a máxima de que o cliente tem sempre razão. Faz parte da cultura de nossa marca esticar o tapete vermelho para o consumidor, queremos que ele tenha uma experiência única desde a chegada à recepção. Escolhemos criteriosamente o café que esse cliente vai tomar, a temperatura do ar-condicionado, a limpeza e o cheiro. Essa é a visão que coloco no meu negócio, quero que o cliente se sinta em casa. O consumidor é meu patrão”, explica João Paulo Ruciretta Junior, fundador da Multifilmes, rede de franquias especializada em aplicação de películas automotivas e arquitetônicas.

Os desejos desses consumidores também precisam ser levados em consideração, no ramo de alimentação, por exemplo, é necessário estar atento às novidades e ao que esse consumidor gostaria de experimentar, isso aproxima empresas e clientes. “Dia do consumidor é todo dia, por isso precisamos estar atentos para atendermos sempre bem, oferecendo produtos de qualidade e sabendo ouvir na hora de lançarmos novos produtos. Saber o que nossos clientes querem também é fundamental para termos sucesso. Na Sr. Sorvete, por exemplo, lançamos a linha de taças lambuzadas para atender uma busca crescente dos nossos clientes. As taças são sucesso absoluto em todas nossas unidades e isso fortaleceu a relação empresa/cliente, pois eles se sentem mais abraçados e acolhidos por terem um desejo realizado”, conta Leandro Sambini, sócio-fundador e chef gelatire responsável pelos famosos sorvetes da Sr. Sorvete, franquia do Grupo Oportunidade.

Para Oscar Martins, diretor da KingCase, rede de franquias especializada em cases personalizadas para celular e outros acessórios, o importante não é apenas vender, mas também apoiar o consumidor com suas necessidades. “A KingCase oferece acessórios para celular e informática e é comum, principalmente com consumidores de mais idade, no momento da compra de cases ou películas, ajudarmos com a configuração de um aparelho novo ou auxiliarmos na instalação de aplicativos, por exemplo”, finaliza Martins.