Franchising cresce em Campinas e franqueados contam estratégias para alavancar os negócios

Segundo pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), Campinas está entre as dez cidades com o maior número de franquias no Brasil. Os dados mostram a interiorização do franchising e que economias locais estão em ritmo de recuperação superior à média nacional.

Entre as 10 cidades brasileiras com maior número de marcas, apenas Campinas (SP) não é capital. Considerando-se a taxa de crescimento de unidades no primeiro semestre de 2017, destacam-se os seguintes municípios que não são Capitais: São José dos Campos, Campinas, Niterói (RJ) e Uberlândia (MG).

Casos de sucesso em Campinas (SP), franqueados de redes de franquias de diferentes segmentos, comentam sobre o sucesso de suas unidades e quais medidas tomaram para fazê-las crescer.

Franqueada da MTCred faz unidade crescer 80%

Mudanças de atitudes, elaboração de estratégia diariamente, motivação dos funcionários, acompanhamento todos os dias do fluxo de caixa e produção da loja, foram algumas iniciativas que Ana Paula Lemos implementou em sua franquia da MTCred, localizada em Campinas, para conseguir crescer 80% com relação à 2017, registrando assim, faturamento médio de R$60 mil.

A empreendedora começou na MTCred trabalhando como gerente de loja. Após três anos, recebeu a proposta de comandar a unidade como proprietária. Ela investiu inicialmente cerca de R$ 30 mil para abrir o negócio, que está há três anos na cidade. Segundo ela, a demanda por crédito consignado continua crescendo e pelos mais diversos motivos, entre eles pagamento de dívidas, viagens, bens materiais e até mesmo doenças.

Ana Paula sempre trabalhou na área financeira. O primeiro emprego dela foi como analista de crédito em uma loja de móveis, onde ficou por dois anos. Em seguida entrou para o ramo de crédito pessoal, no qual trabalhou por dez anos.

“Consegui acompanhar todas as fases e mudanças do segmento, uma vez que comecei a trabalhar logo que o crédito consignado foi aprovado”, conta Ana Paula. A empreendedora também era correspondente bancária, o que proporcionou a ela toda a experiência em convênios que hoje se faz o crédito consignado. 

“Minha expectativa daqui em diante é o crescimento da minha empresa, o bem estar do meus funcionários, porque eles estando bem, minha empresa estará funcionando como deve ser, a realização deles é a minha. Quero ser referência em crédito consignado na minha região e estar com mais lojas em São Paulo”, finaliza Ana Paula.

Especialista em crédito consignado, a MTCred conta com 54 unidades em 22 estados brasileiros. A marca que tem parceria com diversas instituições financeiras como o Banco PAN, Grupo BMG, Bradesco e Safra Financeira, registra faturamento anual em torno de R$ 15 milhões, conta atualmente com mais de 3 milhões de clientes e R$ 10 bilhões em dinheiro emprestado.

Franqueado da Super Visão fatura R$ 70 mil e abre segunda unidade

Inaugurada há três anos, a unidade da Super Visão em Campinas, cujo investimento inicial foi de R$150 mil, fatura atualmente R$70 mil e realiza em média mil laudos de vistorias automotivas por mês.

A unidade oferece esse tipo de serviço para que os clientes realizem de maneira consciente e segura a compra ou venda de um veículo. A vistoria cautelar, por exemplo, é de extremo valor agregado, uma vez que evita fraudes, identifica avarias na estrutura do veículo e resguarda o vendedor de danos futuro a realização da vistoria, além disso, indica sinistros, furtos, roubos e sinaliza também se o carro é de leilão. Trata-se do certificado de procedência do veículo.

Alex, Super Visão“Temos bastante procura, a demanda é sempre boa na região, pois trabalhamos com grandes grupos de autorizadas”, explica Edson Celandroni, franqueados da Super Visão em Campinas.

O sucesso da unidade em Campinas, motivou o franqueado a abrir outra em Limeira, também interior de São Paulo, em 2017. “O modelo de franquias oferece uma retaguarda quanto à marca e segurança entre erros e acertos, principalmente quando a franqueadora faz uma boa gestão”, relata.

Edson sempre trabalhou no mercado financeiro, desde 1987. Ele foi gerente de Instituição Financeira voltada à CDC e Leasing. Em 2004, passou a ser correspondente bancário no município de São Paulo e até hoje mantem um escritório na cidade, onde divide a atividade com seu irmão.

“Mesmo competitivo o setor de serviços automotivos, ainda há bastante mercado a ser explorado e o conselho que dou para todo empreendedor independente do segmento em que atua é ter disciplina e foco”, finaliza.

Pioneira em vistorias automotivas, a Super Visão vem crescendo e seu faturamento atinge a casa dos R$ 6 milhões mensais somando as mais de 140 unidades em todo país. Por mês, a rede emite em media 70 mil laudos de vistorias veiculares, o que inclui laudos de transferências e vistorias cautelares. Em seus mais de 12 anos de existência, foram mais de 8 milhões