Financiamento por garantia de imóvel possui taxa de juros menor do que empréstimos comuns

Quem está em busca de crédito certamente pensa em pedir empréstimo no banco ou abusar do limite do cartão – o que, posteriormente, tem grandes chances de virar uma bola de neve. Mas várias alternativas são possíveis na hora de obter crédito das instituições financeiras. Uma delas é o financiamento com garantia de imóvel, onde sua casa, apartamento ou comércio é usado como garantia para a instituição que vai emprestar o dinheiro.

A modalidade, muito comum nos Estados Unidos e na Europa, ainda é pouco difundida no Brasil, como mostram esses dados do Banco Central: enquanto o financiamento imobiliário movimenta cerca de R$4 bilhões por mês, o crédito com garantia de imóvel registra, mensalmente, R$ 200 milhões.

Um dos grandes atrativos desta modalidade de crédito é a taxa de juros, uma das mais baixas do mercado, cerca de 1,5% ao mês – para se ter uma noção da diferença, juros do empréstimo pessoal giram em torno de 4% ao mês.

A taxa de juros é baixa justamente por conta da garantia ser um bem tão valioso e importante: um imóvel, dando mais segurança à instituição financeira na hora de fazer negócio. Além disso, o prazo para quitar a dívida é maior do que em empréstimos comuns, podendo chegar a até 20 anos de parcelas (enquanto que as parcelas do empréstimo pessoal devem ser pagas, geralmente, em até dois anos).

Pode confiar

Por mais que o financiamento seja uma das formais mais rápidas e acessíveis para conseguir crédito, lembre-se que nesse tipo de empréstimo é o seu bem (casa, apartamento, comércio) que está em jogo. É por isso que o Banneg – Banco de Negócios, rede de franquias com foco em soluções financeiras, faz questão de manter uma relação transparente com o cliente durante suas negociações. A rede realiza financiamento com garantia de imóvel, mas, para isso, o cliente passa por quatro etapas de crédito antes de finalizar o negócio:

  • ·         Análise de crédito, onde é avaliado a capacidade financeira e a comprovação de renda dos participantes do contrato;
  • ·         Análise jurídica e avaliação do imóvel;
  • ·         Assinatura do registro: a instituição disponibiliza a Cédula de Crédito Bancário (CCB) para que o cliente assine e leve no Cartório de Registro de Imóvel;
  • ·         A liberação do crédito ocorre após a validação da CCB e o recurso fica disponível na conta corrente do cliente após a contratação do serviço.

“Uma das vantagens de obter esse tipo de empréstimo é a possibilidade de levantar um valor considerável com uma taxa reduzida com prazo alongado de pagamento”, explica Adriano Lepe, diretor de Negócios do Banneg-Banco de Negócios. “Além disso, o cliente pode compor a renda com seu cônjuge (união estável ou familiar), aumentando, assim, sua capacidade financeira e, consequentemente, suas chances de obter um valor maior de crédito”, explica.

O Banneg oferece duas taxas de juros, pós e pré-fixadas. Na primeira são 1,35% ao mês com até 20 anos para pagar. Na segunda, 1,75% mensais com dez anos para quitar o valor devido.

De maneira geral, a parcela do empréstimo não pode ser maior do que 30% da renda do devedor, para não comprometê-lo com o risco de inadimplência. Nesse caso, o não pagamento das parcelas pode acarretar na perda do imóvel – no entanto, o bem só vai a leilão em último caso, quando todas as possibilidades de pagamento por parte do cliente foram esgotadas. “Por lei, a tomada do imóvel pode ser feita a partir do primeiro mês de inadimplência, porém, sempre tentamos a negociação para pagamento do montante devido para que isso não aconteça”, afirma Lepe.

Antes de fechar negócio com qualquer instituição financeira, o cliente deve ficar atento a alguns itens, como ressalta Lepe: “Considerando as oscilações do mercado, atente-se para prazos muito alongados das parcelas, e para taxas de juros menores do que o normal com o intuito de tornar a operação viável”, salienta.

Lepe acredita que a tão esperada retomada da economia brasileira trará mais confiança ao mercado em 2019. “Já registramos um aumento de 25% pela procura dessa modalidade de crédito no Banneg e esperamos crescer cada vez mais no ano que vem na busca por investimentos diversos”, finaliza.