Festival de Cultura Empreendedora em São Paulo

Tecnologia, empreendedorismo e arte – não necessariamente nessa ordem. É essa a proposta do primeiro Festival de Cultura Empreendedora. Organizado pelo Valor Econômico, Época NEGÓCIOS e Pequenas Empresas & Grandes Negócios – três marcas reconhecidas pela cobertura desses temas –, o evento terá a presença de jovens fundadores de startups, scholars, diplomatas de vários países, investidores, geeks, artistas e empreendedores do Brasil e do exterior, que vão se dividir em mais de 50 atividades, nos dias 19, 20 e 21 de outubro. Crianças e adolescentes também poderão participar de uma oficina maker, nos galpões do CO.W. Berrini, coworking da região do Brooklin, em São Paulo.

Entre os palestrantes confirmados estão os professores Jonathan Levav, da Escola de Negócios de Stanford, e Jacques Marcovitch, pesquisador da história do empreendedorismo no Brasil; o economista Igor Tasic, do Startup Europe Week; os apresentadores Regina Casé e Luciano Huck; o empresário Facundo Guerra; e vários investidores, como Leo Figueiredo, do Quintessa, e Edson Rigonatti, da Astella Investimentos. A empreendedora chilena Inelia Garcia, do The Pilates Studio, fará uma apresentação especial sobre a conexão corpo e mente. Adriana Barbosa falará sobre sua experiência na criação da Feira Preta, que a fez ser eleita uma das 51 pessoas negras mais influentes no mundo. Também já confirmaram presença Guilherme Horn, fundador da Agora e Orama, e Sylvio de Barros, fundador do Webmotors e iCarros, dois dos empreendedores com cases de “exit” mais bem-sucedidos do Brasil. Iniciativas nascidas na periferia das cidades também terão espaço com a presença de Thiago Solano, empreendedor do Capão Redondo, e Sebastião Dias Oliveira, que levou o badminton para a favela do Chacrinha, no Rio de Janeiro.

No espaço de workshops, os visitantes poderão conhecer o ciclo de uma startup com a ajuda de orientadores do Google, aprender fundamentos de codificação, liderança, autoconhecimento, revolução digital e muitos outros temas. Também haverá um espaço para literatura de negócios. Escritores de livros de empreendedorismo podem se cadastrar no site do evento. As obras passarão pelo crivo da curadoria e serão expostas e vendidas no evento. Ao longo da programação, o festival vai alternar pautas contemporâneas do universo empreendedor, como negócios de impacto, economia criativa, inclusão social, diversidade, novas tecnologias como inteligência artificial e robótica, a reinvenção do mercado financeiro pelas startups, jornadas inspiradoras através do cinema e até uma peça de teatro. O Prof. Mark Lund, do Babson College, fará uma aula sobre filmes que captam o “momento AH-HÁ” do empreendedor, como A Rede Social, Fome de Poder, Joy e Money Ball, entre outros.

Uma das atrações do festival é o “Encontre um Anjo”, iniciativa que está em sua quinta edição e tem por objetivo conectar novos empreendedores de tecnologia com potenciais investidores. Os finalistas do concurso terão a oportunidade de fazer o seu pitch para uma banca formada pela organização Anjos do Brasil, além de receber mentoria de executivos de multinacionais, consultorias e investidores. O vencedor da edição será conhecido no fim do evento.

As atividades serão organizadas em três arenas de conteúdo simultâneas. Jornalistas dos três veículos, especializados em negócios, participam da curadoria, mediação de painéis e talk shows.

“O futuro é dos empreendedores. Por isso, trouxemos para o presente a proposta de construir uma nova cultura de negócios. Nosso Festival celebra o mundo que está se desenhando, dá voz a quem já entendeu esse movimento, e vai nos ajudar a dar os próximos passos”, diz Sandra Boccia, diretora de redação de Pequenas Empresas & Grandes Negócios e de Época NEGÓCIOS.

“O empreendedorismo é um tema central para o Valor Econômico e o festival representa um passo importante para ampliar a percepção sobre o tema. Além da originalidade do enfoque, é um evento que multiplica os debates sobre cultura empreendedora com a participação conjunta dos três veículos”, afirma Celia Franco, editora-executiva do Valor Econômico.

O Festival de Cultura Empreendedora tem patrocínio da Citroën e apoios da Bemacash e do CO.W. Berrini, com apoio de curadoria da Malagueta, Ahoy Berlin e Endeavor.

Festival de Cultura Empreendedora

Data: 19, 20 e 21 de outubro

Espaço CO.W. Berrini – R. Jaceru, 225 – Vila Gertrudes, São Paulo

Inscrições e programação disponíveis em www.culturaempreendedorafest.com

Credenciamento imprensa

[email protected]