Família que corre unida permanece unida

Reinaldo Varela, fundador do Divino Fogão, rede de comida da fazenda que acaba de comemorar 35 anos, começou a correr em 1982, antes de abrir o primeiro restaurante. De lá para cá, o empreendedor nunca mais parou e mostra que consegue cuidar bem de suas grandes paixões. Com o auxílio da tecnologia, Varela comanda os negócios de longe, quando está participando de grandes competições, como Dakar e Sertões. 

“A filosofia do Divino Fogão é apostar em equipe e confiar no trabalho de cada um deles”, destaca o fundador da rede, que sempre incentivou a participação dos filhos nos negócios e no rally. Juntos, Reinaldo e os filhos Rodrigo, Gabriel e Bruno formam a Família Varela, também conhecida como a Família da Poeira. Em agosto, todos participarão do Sertões, maior rally das Américas que tem entre os patrocinadores o Divino Fogão, acompanhados de sua maior torcedora, a mãe Nani, que conheceu Reinaldo Varela durante uma competição. Embora não corra profissionalmente, ela está presente na maioria das corridas para dar o suporte necessário à família e apreciar a prática esportiva. 

A 27ª edição do Sertões será disputada de 24 de agosto a 1º de setembro, entre Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, e Aquiraz, no Ceará. Totalizando aproximadamente 4.744 quilômetros, sendo 2.832 km de especiais, o Sertões 2019 terá oito etapas que passarão por seis estados e nove cidades diferentes.

Confira mais sobre o perfil dos quatro competidores da Família Varela:

Reinaldo, o pai, começou a correr com 23 anos e está na área há 37 anos. É campeão do Dakar e do Sertões, acumulando também o bicampeonato mundial de Rally Cross Country, onde pilota uma picape Mitsubishi (categoria carros).

Rodrigo, o filho mais velho, começou a correr com 7 anos de idade. Hoje, é campeão brasileiro de Rally Baja na Classe Pro e vice-campeão do Sertões.

Gabriel, o filho do meio, começou aos 4 anos e é campeão brasileiro de Quadriciclos, campeão brasileiro de Rally Cross Country e de Rally Baja, além de ter o título de vice-campeão geral no Sertões.

Bruno, o filho caçula, também começou a correr aos 4 anos. É campeão da Polaris Cup, campeão brasileiro de Rally Baja, campeão Certame Nacional e terceiro colocado no Sertões.

Segundo Reinaldo Varela, o rally é um estilo de vida que o ensinou muito sobre liderança e trabalho em equipe, tanto nas pistas quanto na cozinha. Este ano, o Divino Fogão foi eleito o Franqueador do Ano pela Associação Brasileira de Franchising (ABF). “É uma emoção indescritível receber a notícia de que você é o Franqueador do Ano, principalmente porque nas duas últimas edições estávamos entre os três melhores, sempre na esperança de conquistar o primeiro lugar. Como um profissional de rally, que já ganhou grandes campeonatos como o Dakar e dos Sertões, me sinto totalmente realizado com a premiação da ABF, que me consagra como um empreendedor apaixonado pelo que faz”, afirma Reinaldo Varela.