Ex-jogador do Athletico Paranaense investe no ramo de oratória

Dos 16 aos 34 anos, o encantamento profissional do jogador Lucas Severino esteve entre as quatro linhas dos campos de futebol. Experiente, com passagens por grandes times do Brasil – marcou época no Athletico-PR –, além de clubes na Europa e no Japão, onde viveu por 10 anos, o atacante sempre esteve ciente de que a carreira de atleta não seria para sempre. Em 2008, apostou em negócios no setor imobiliário e da construção civil, já vislumbrando o futuro longe dos gramados. 

Em 2014, quando Lucas deixou Tóquio para retornar ao Brasil, já trazia na bagagem o anseio de apostar em franquias. No entanto, entre uma pesquisa e outra, não encontrou nada tão atrativo a ponto de investir e dedicar tempo.  

Mas, neste ano, o jogo virou. A partir de uma conversa informal com um amigo e um dos diretores da rede de escolas de oratória Vox2You, Lucas encontrou a proposta de negócio que buscava para, enfim, desbravar o mundo das franquias. “O trabalho da Vox2You é um empreendedorismo que transforma a vida das pessoas. Isso me seduziu”, conta o ex-jogador, que atualmente vive em Ribeirão Preto (SP), onde nasceu, a 315 quilômetros de São Paulo. 

O pontapé inicial das operações da V2Y comandadas por Lucas deve ocorrer em novembro, com a inauguração de uma unidade em Franca (SP), distante 400 quilômetros da capital paulista. A escolha da cidade não foi aleatória. Lucas mantém negócios no município e, como Ribeirão Preto já conta com duas escolas de oratória da rede, ele não identificou, por enquanto, mais demanda em sua terra natal. O espaço francano funcionará na principal via da cidade, a Avenida Dr. Ismael Alonso Y Alonso.  

Um dos pilares do “quadrado mágico” do Athletico-PR 

Nascido em 3 de janeiro de 1979, em Ribeirão Preto, a 315 quilômetros de São Paulo, Lucas começou a carreira em 1996 pelo Botafogo local. Em 1997, transferiu-se para o Atlético-PR, onde ficou entre 1998 e 2000, formando o então batizado “quadrado mágico”, ao lado de Kléber, Adriano e Kelly.  

O desempenho na equipe paulista lhe abriu as portas do mercado europeu. Em uma das maiores transações da história do futebol brasileiro (21,3 milhões de euros), Lucas transferiu-se para o Rennes, da França, onde atuou entre 2000 e 2002.  

Ainda em 2002, o atacante voltou ao Brasil, para defender a camisa do Cruzeiro. No ano seguinte, atuou pelo Corinthians, antes de embarcar novamente para o Exterior, desta vez para o Japão. Na terra do sol nascente, defendeu o FC Tokio e, depois, Gamba Osaka. Em 2011, o atacante retornou ao Atlético-PR e, no mesmo ano, voltou a defender o FC Tokio, onde encerrou a carreira. 

Planos para abertura de unidade em Curitiba no ano que vem 

Como investidor, o ex-jogador quer ampliar o placar na estreia no mundo das franquias. No primeiro semestre de 2020, ele pretende abrir outra unidade em Curitiba (PR), cidade com a qual mantém uma relação de afeto em razão dos áureos tempos de Athletico, camisa que vestiu em mais de 120 jogos. Pelo clube, ele marcou 61 gols e entrou para a história do rubro-negro paranaense como o autor do primeiro gol na reinauguração da Arena da Baixada, em junho de 1999. “Conheço a cidade e sei do potencial que ela tem. Estou ainda definindo um local”, afirma. 

A sedução pela Vox2You não se restringiu ao negócio em si. Apesar de estar acostumado a jogar em frente a multidões, Lucas não se sente confortável ao falar em público. Recentemente, o ex-atacante esteve em cursos de imersão da Vox2you e pretende acompanhar de perto o trabalho das unidades. 

Segundo ele, os métodos sólidos da rede, com desenvolvimento da linguagem e uma diversidade de técnicas e dicas, também podem render frutos pessoais. “Você percebe que é algo transformador não só na oratória, mas na programação neurolinguística”, adianta Lucas. “Sempre sou convidado para falar em público, por isso, vou me aperfeiçoar também”. 

Com um investimento entre R$ 180 mil e R$ 200 mil em cada unidade, o ex-jogador almeja conquistar pelo menos cem alunos nos primeiros seis meses. Se depender da avaliação do time Vox2you, essa marca será facilmente superada. “O suporte da Vox2you é muito bom, e os métodos são fortes. Da minha experiência no futebol vou levar para as unidades a disciplina e o espírito de trabalho em grupo. O resto está pronto”.