Estilo americano em franquia goiana

Detroit Steakhouse tem dois modelos voltados para público de múltiplas classes sociais

É difícil encontrar um otimista no Brasil de hoje e não é para menos. Só agora a economia dá alguns sinais tímidos de recuperação após um longo período recessivo. E o ambiente político segue cheio de reviravoltas e incertezas. Dá para acreditar e investir num país assim?

Fábio Marques Jr, sócio-diretor da Detroit Steakhouse, acredita que sim. Ele pretende passar de 100 unidades até o fim deste ano para 1000 dentro de uma década.

Sua franquia, a Detroit Steakhouse, é uma rede de restaurantes que se posiciona também como opção de lazer devido ao ambiente e ao sistema multimídia com TVs LCD exibindo esportes nacionais e americanos, além de videoclipes com áudio 100% digital.

Como tudo isso começou? Veja a seguir.

Mapa das Franquias: Como foi o surgimento da Detroit Steakhouse?

Fábio Marques Jr: Iniciou em 2011 quando abrirmos o nosso primeiro restaurante no bairro nobre do setor marista em Goiânia.

Mapa das Franquias: Qual o seu principal diferencial e quais os desafios de transformá-la em franquia?

Fábio Marques Jr: Ambiente americano com decoração e história de Detroit e TVs passando todo tipo de esportes. Além disso, temos preços bastante competitivos e promoções agressivas que conseguem atender não somente as classes A/B, mas, também a classe C que juntas representam quase 80% da população e para atender todas essas classes, temos: almoço executivo em dias úteis a partir de r$ 10,00, happy-hour todos os dias do ano com 3 chopes em canecas congeladas por R$ 12,95 e drinks pela metade do preço e, ainda, rodízio de Baby Back Ribs e aperitivos diversos à vontade por somente R$ 39,95.

Mapa das Franquias: No processo de franchising, o quanto foi pensado no franqueado?

Fábio Marques Jr: 1000%. Franquia que se esquece de pensar na rentabilidade dos seus franqueados está fadada ao fracasso no longo prazo.

Mapa das Franquias: Por que ele deveria optar pela Detroit Steakhouse?  

Fábio Marques Jr: Focamos em rentabilidade, por meio, da diminuição dos custos de investimento, que nossa franquia custa até 1/3 do preço da concorrência. Além disso, sempre nos preocupamos em buscar maneiras de aumentar as vendas e diminuir os custos. Dessa maneira, investindo menos e tendo maior rentabilidade, temos retorno do investimento mais rápido ao nosso franqueado que é o cenário perfeito a ele.

Mapa das Franquias: Que formação deve ter o franqueado? Chefe de cozinha, administrador ou um pouco de cada?

Fábio Marques Jr: Pessoa proativa, que se identifique com a marca que siga padrões e tenha vontade de evoluir e melhorar sempre mais e mais!

Versatilidade no duplo atendimento

Mapa das Franquias: Conte-nos um pouco sobre os dois modelos de franquia disponíveis. Como funciona a cozinha única?

Fábio Marques Jr: O restaurante é um ambiente americano aconchegante onde clientes focam mais o lazer com atendimento em mesa.

O express é o atendimento em balcão o cliente de fast-food que quer comer algo rápido e ir embora.

A mesma cozinha para atender ambos os negócios otimiza muito a produtividade dos funcionários e, assim, aumenta demais a rentabilidade do negócio e basta entender que temos a mesma quantidade de funcionários de cozinha para atender ambas operações e aumentamos somente três funcionários de caixa com vendas do express que chegam a representar um acréscimo de 35% da venda do restaurante, ou seja, imagine um negócio que aumente 35% de venda com acréscimo de custo fixo de somente 3 funcionários? Cenário perfeito para aumentar muito a rentabilidade do nosso franqueado sem aumentar em praticamente nada o investimento!

Mapa das Franquias: Quais os treinamentos disponíveis para seus franqueados?

Fábio Marques Jr: O treinamento da primeira franquia tanto do franqueado, como do gerente e equipe do restaurante é todo feito na nossa matriz em Goiânia. Após a abertura do restaurante temos treinamentos periódicos aos funcionários na própria cidade do restaurante.

Acompanhando de perto

Mapa das Franquias: Como é feito o acompanhamento e suporte do franqueado no dia a dia? Whatsapp, rede interna, outros? 

Fábio Marques Jr: Temos dois tipos de avaliações de lojas, ou seja, avaliação em operação para manter qualidade/padrão da franquia e avaliação de rentabilidade, ou seja, oportunidade de aumentar vendas e diminuir custos. Procuramos sempre focar mais uma delas numa avaliação e na outra avaliação focar no outro tópico porque assim nosso franqueado aumenta lucro mantendo padrão de qualidade o que é excelente para todos.

Estamos sempre acessíveis sim por whatsapp, e-mail, telefone e etc e trocamos informações diariamente com nossos franqueados.

Além disso, ainda temos mensalmente a Detroit News, um  informativo com enorme quantidade de informações com boas práticas do negócio para aumentar vendas/diminuir custos, melhorias diversas do trabalho e de evolução constante da franquia e, também, falhas a serem evitadas.

Mapa das Franquias: O plano da Detroit Steakhouse é ir de 100 pontos em 2018 a 1000 dentro de uma década. Como?

Fábio Marques Jr: Continuar crescendo e crescendo bastante em capitais onde ainda não estamos e aumentar o número de franquias, nas cidades que já possuem restaurante, especialmente através do modelo express que possui um investimento bem menor que de um restaurante.

Mapa das Franquias: A situação econômica atual não intimida?

Fábio Marques Jr: Nem um pouco! A pior e mais difícil etapa de qualquer franquia são os três primeiros anos e o Detroit Steakhouse, que vendeu a sua primeira franquia em fevereiro de 2014 e naquele momento tinha somente quatro pontos de vendas abertos, hoje três anos depois (no meio do maior crise econômica de todos os tempos que o país já passou), chegamos a 50 PDVs (entre franquias abertas e comercializadas e em fase implementação), ou seja, tivemos um crescimento sensacional de 1250%. Imagine então quando a crise passar e a plena confiança dos investidores voltar aonde poderemos chegar?