Especial Dia Internacional da Mulher: Se inspire na história da Luzia Costa

O Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 08 de março, se aproxima, e queremos que você relembre histórias de mulheres incríveis que lutaram e ainda lutam diariamente para terem seu espaço, serem reconhecidas, entre outros motivos que as tornam protagonistas deste marco.

Lembrou de grandes nomes?! Pois bem, infelizmente nem sempre as mulheres recebem os créditos que merecem e precisam diariamente enfrentar os grandes desafios da vida. É o caso da Luzia Costa, hoje, empresária, fundadora de uma das maiores redes de embelezamento do olhar e da face, a Sóbrancelhas, é uma mulher que transmite força, determinação e poder. Porém sua trajetória até conquistar todo reconhecimento, não foi nada fácil.

Com mais de 15 anos no mercado trilhando sua história marcada por dificuldades e uma trajetória bem-sucedida, Luzia Costa já foi manicure, dona de carrinho de lanches, teve lanchonete, pizzaria, faliu, vendeu biscoitos caseiros, produziu tomates secos e pirulitos, mas nunca desistiu de crescer profissionalmente e ser reconhecida por toda sua competência.

Em um momento de muita dificuldade surgiu uma oportunidade de fazer um curso de massagem gratuito na prefeitura de Roseira (interior de SP) onde morava na época, e após algumas semanas começou a atender clientes em sua casa mesmo. Mas ainda não estava satisfeita e teve a ideia de realizar o serviço que acabara de aprender, em uma tenda na praia de Ubatuba (SP) em alta temporada.

Luzia não tinha condições financeiras e muito menos experiência no mundo empresarial, mas as massagens e serviços de manicure, sobrancelhas e depilação foram os primeiros passos para virar o jogo e se tornar uma empresária de muito sucesso.

​Após um ano de muita luta conseguiu pagar as dívidas que possuía da falência e voltou a morar em Taubaté (SP) onde recomeçou toda sua vida atendendo alguns clientes de graça para se tornar conhecida até conseguir alugar uma sala para atendê-los.

Para crescer cada vez mais, a empreendedora fez outras especializações no setor de estética, e sempre se destacou no segmento de sobrancelhas. Então com seu sucesso no ramo, outros profissionais iam até seu pequeno empreendimento para aprender as técnicas. Foi assim que a sala de atendimento virou um centro de treinamento renomado tanto na cidade como em todo Vale do Paraíba.

​O Centro de Treinamento mudou a sua vida quando começou a ministrar técnicas para funcionárias de uma franquia que acabara de chegar na cidade. Assim surgiu o momento da Luzia abrir sua própria rede de franquia.

Em 2013 fundou a Sóbrancelhas no Taubaté Shopping e após quatro meses de operação teve sua primeira franqueada na cidade de Guaratinguetá (SP). O sucesso não parou mais, hoje a rede está consolidada com mais de 200 unidades em todas as regiões do Brasil e vem ganhando espaço em outros países como Argentina e Bolívia.

“A maioria das pessoas pensam que foi fácil ou rápido alcançar a posição que tenho hoje, mas demorou anos, enfrentei julgamento desigual, tive medo de fracassar, muitas vezes faltou apoio, porém o segredo é você ser a pessoa que mais acredita em você mesmo. Ser resiliente e ter determinação, são dois fatores importantes para todas as mulheres que sonham em crescer seja profissionalmente ou em questões pessoais”, completa Luzia Costa.