Empresários criam plataforma de gamificação para franquias

Criado em 2016 no interior de Minas Gerais pelos empresários Leonardo Guilherme e Rubens Melo, o Gamific é uma ferramenta de RH que ajuda a manter os funcionários e franqueados motivados. De forma lúdica, e tendo a Fórmula 1 como inspiração no design do game, o software foi criado com o objetivo de aumentar a produtividade de cada um dos membros da empresa.

“É muito importante que as franqueadoras aumentem a sua competitividade em um cenário como o atual e a tecnologia é fundamental para alcançar os resultados. A gente brinca que os objetivos tradicionais, em plataformas não gameficadas geram um só vencedor. No game são criados vários tipos de metas”, brinca Rubens Melo, criador do Gamific, que compara o duelo à disputa do Campeonato Brasileiro de futebol. “Existe briga pelo título, mas também por uma vaga na Libertadores e até mesmo para escapar do rebaixamento”, analisa.

Em janeiro deste ano os empresários firmaram uma parceria com um dos franqueados da Todeschini em São Paulo para treinar cerca de 46 funcionários da equipe comercial. Desde então, o negócio registra indicadores cada vez mais positivos nas vendas.

“O franqueado já registrou um aumento de quase 18% nas vendas nesses primeiros meses. Outra coisa que vem chamando a atenção é a presença de novos clientes. Neste quesito, o aumento foi de 19% em relação ao ano passado”, comenta Leonardo Guilherme, co-fundador da empresa.

De acordo com a Associação Brasileira de Franchising, o setor de franquias teve um crescimento na casa dos 9,4% nos primeiros três meses de 2017. Os dados revelados pela entidade respaldam a análise dos empresários.

“Os franqueados são pessoas altamente competitivas e em um cenário como esse, é interessante trabalhar os indicadores de performance de uma forma lúdica, o que ajuda a alavancar os resultados. É um mercado que cresce e para se destacar é preciso ter diferenciais”, finaliza Rubens Melo.