Empreendedorismo paralelo: tendência para 2019

Quem disse que não dá para investir em um projeto e, ao mesmo tempo, continuar trabalhando de forma fixa em uma empresa? Isso é o que chamamos de Empreendedorismo Paralelo, forte tendência para 2019 e anos seguintes — ao menos até a crise passar.

A maior questão das pessoas que estão atuando desta forma ou pretendem começar seu próprio negócio, é: será possível conciliar o emprego fixo com o empreendedorismo? Segundo levantamento feito pelo Sebrae, sim, é possível, desde que o empreendedor equilibre as funções e comece o investimento em algo pequeno, como um micro negócio.

E parece que tem sido isso o que tem acontecido no Brasil, já que, de acordo com o IBGE, em 2017, cerca de 50,6 milhões de pessoas estavam atuando em empreendimentos de pequeno porte, ou seja, com apenas uma pessoa à frente do negócio ou até 5 empregados.

Para quem quer encarar o desafio, mas precisa estar bem seguro antes de largar o emprego fixo, de onde a renda ainda é maior, uma boa aposta são os empreendimentos do tipo home based. Isso é, aqueles em que a pessoa pode começar de casa mesmo, em um espaço pequeno e até trabalhando sozinha. 

A principal vantagem é não gastar com mais um aluguel, novas contas de energia e água, por exemplo, além do investimento em equipamentos de uma só vez como foi o caso da analista de sistema Rogéria Valentim e da administradora Jacqueline Valentim, responsáveis pela Little Kickers em Ipatinga.  Enquanto dividem a atenção com outros negócios, as empreendedoras apostaram em uma franquia que trabalha o esporte como ferramenta de ensino, unindo futebol e inglês de maneira simultânea para crianças de 1 ano e meio até 7 anos. “Diferente do futebol tradicional, a empresa trabalha para que as crianças trabalhem a questão da socialização, aprendendo a trabalhar em grupo e a respeitar o outro sem incentivar a competitividade”, pontua Rogéria.

A consultora Mércia Machado Vergili, da GSPP, ressalta outras dicas:

Ficar de olho nas opções de micro franquias

Esse modelo de negócio é, sem dúvidas, uma das melhores formas de começar o próprio negócio, mas com um passo de cada vez. Com as micro franquias, por exemplo, o empreendedor pode investir um valor baixo e ter um retorno muitas vezes promissor em pouco tempo.

Adquirir equipamentos de pouco em pouco

Não é preciso apostar todo o dinheiro que tem na compra ou aluguel de equipamentos de uma só vez. Quem quer empreender, mas se manter no emprego fixo pelo menos por um tempo, é bom ir aos poucos juntando os equipamentos necessários para começar o novo trabalho.

Assim, o investimento não pesa no bolso e a maturidade do projeto tende a ser até melhor, visto que o empreendedor não se colocará em risco financiando algo sem realmente poder.

Flexibilidade de renda e trabalho

Quem quer trabalhar com empreendedorismo paralelo precisa entender que: ser flexível é a chave do negócio. Não adianta atropelar processos, se a pessoa ainda está no emprego fixo, é bom dar prioridade a este trabalho e nas horas de folga ir construindo seu próprio negócio.

Claro que, se não houver equilíbrio, a jornada de trabalho tende a ficar pesada e sobrecarregar o empreendedor. Por isso, não ultrapassar limites de carga horária também é essencial. Ou seja, chegou do emprego cansado? É bom checar só por alguns momentos o novo empreendimento e procurar descansar.

Já a renda é primordial, pois com a aposta em duas direções, logo no começo pode parecer um gasto a mais sem a certeza de retorno. Porém, com o tempo as chances de o negócio dar certo são boas e o empreendedor pode largar de vez seu emprego para se dedicar integralmente ao projeto.

Ter cuidado para não misturar os dois trabalhos

Além de nada profissional, essa prática pode levar a uma confusão no andamento dos dois trabalhos. Por isso, o empreendedor deverá focar em um projeto de cada vez, quando estiver no emprego fixo, se dedicar exclusivamente a ele, e quando estiver no novo negócio fazer o mesmo.

Por fim, este é só o começo para que os empreendedores consigam alcançar em 2019 o sonho de abrir seu próprio negócio. No mais, o empreendedorismo paralelo dá as caras e se firma como uma excelente opção, com risco baixo e oportunidades em alta.