Em tempos de Covid-19, empreendedorismo avança on-line

De acordo com pesquisa recente realizada pela FGV (Fundação Getúlio Vargas), o desemprego em 2020 será recorde. A taxa deve variar entre 17,8% a 23,8%. Por outro lado, dados da E-Commerce Brasil mostram o impacto positivo desta modalidade de transação virtual no contexto do Covid-19, no mês de março.

Verificou-se aumento do número de pedidos e do faturamento, com ligeira diminuição do ticket médio. O impacto no número de pedidos é o mais considerável e alcançou 30%. As vendas on-line, referentes à semana do Dia do Consumidor, cresceram 18% em comparação ao mesmo período de 2019, de acordo com a Ebit/Nielsen. O aumento representa um total de R$ 1,41 bilhão movimentado no e-commerce

Neste cenário, o empreendedorismo on-line ganha impulso. E marcas que adotam o modelo de franquia tornam-se ainda mais atrativas. “A cada 100 empresas abertas no sistema tradicional, 80% delas tem possibilidade de fechamento. No franchise, isso ocorre com apenas 20% – o que traz segurança para os empreendedores em franquias”, explica Ricardo Branco, com formação em economia pela PUC-SP e em franquia pela Franchising University e idealizador das feiras presenciais e do Chat Franchise. 

O executivo, reconhecido pela experiência e expertise em feiras e franchising, justifica seu otimismo. “Com a participação das nano e micro franquias, com valores a partir de R$ 4 mil, muitas delas baseadas no home office e em serviços de delivery, cresce a base de mercado para a expansão do franchise no Brasil”.

Chat Franchise

Em tempos de Covid-19, a ferramenta inovadora do Chat Franchise, exclusiva da plataforma Planet Franchise, rompe as barreiras do isolamento social. Oportuniza aproximar franqueadores que expõem diferentes marcas para visitantes em busca de uma fonte de renda alternativa.

O calendário da Planet Franchise 2020 inclui realizar 15 Chat-Cidades: Campinas, Uberlândia e Aracaju, no próximo mês de maio; Vitória e Campo Grande, em junho; João Pessoa e Maringá em julho; Macaé, em agosto; São Caetano do Sul e Cuiabá, em setembro; Santos e Presidente Prudente, em outubro e São José dos Campos e Santa Cruz do Sul, em novembro.

A seleção das Chat-Cidades resulta do encontro de interesses entre as redes de franquia e os potenciais investidores. Campanhas criativas de marketing digital, integradas à plataforma Planet Franchise e com recurso do georreferenciamento online, direcionam e-convites aos interessados, identificados segundo os perfis que exibem nas redes sociais. “Existem oportunidades de negócios para todos os bolsos”, assegura Branco.     

Exemplo de sucesso do e-commerce, em expansão no mundo nos últimos anos, estão os serviços de delivery e de e-learning. Da entrega de comida pronta à simples compra de supermercado, passando pelos produtos educacionais e de treinamento, o franchising ganha terreno no campo dos negócios formatados.

Inscrições gratuitas

Os visitantes fazem, gratuitamente, a inscrição no site e garantem acesso ao agendamento de encontros on-line com diferentes marcas em fase de expansão regional. Acquazero, Rap Chefe, Tutores, Chicken in House, Startup Win, Tico´s Burger, Mexidinho, Primeiro Mundo, Bar do Alemão de Itú, Embradocs, Oggi Sorvetes, Love Gifts, Finnance seu Crédito, Total Açaí, Pilão Professional, Top Velox, Dona Nuvem, X-Costela, Espetinho Bom, Sabor na Brasa, Parkymetro e Confraria Paulistânia são apenas algumas delas.

Outras redes de franquias confirmadas para o Chat Franchise Campinas e Região, dias 5, 6 e 7 de maio, ampliam a força das campanhas digitais de iniciativa promocional cooperada. Parte da renda será revertida à ONG Amigos do Bem, parceira da Planet Franchise.

“Na quarentena, a demanda online já cresceu 25% por parte de pessoas físicas, via delivery. E mais de 100% no atendimento ao mercado corporativo”, afirma Henrique Mol, franqueador da rede de Acquazero, especializada em serviços para a estética de carros.

O famoso Restaurante Bar do Alemão de Itu, rede de franquia que é conhecida internacionalmente pelo tradicional “Filet a Parmegiana de Itu”, apresentará no Chat Franchise, além do tradicional modelo de franquia, os modelos “Food-Service” e “Delivery”, para a implantação em diversas cidades do país.

Alex Roger, que é o fundador da BeByte, primeira Escola Americana de Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo para crianças de 6 a 16 anos, comemora: “Algumas das nossas escolas estão faturando mais do que faturavam antes”, referindo-se ao sucesso do curso on-line, ministrado ao vivo durante o período de isolamento social.

Custos menores

Outra vantagem competitiva relevante, agregada pelo Chat Franchise, é a significativa redução de custos operacionais, comparativamente ao investimento realizado pelos expositores nas feiras convencionais. Itens como montagem de estande, equipes de promotoras, entre outros, são suprimidos.

“Com o Chat-Cidade, visitamos as praças de interesse, atendemos mais franqueadores e oportunizamos aumento de leads e novos negócios para todos os participantes”, enfatiza Branco.

O sucesso alcançado pelo Chat Franchise, entretanto, não elimina a possibilidade da Planet Franchise confirmar também, ainda em 2020, a realização de encontros presenciais. “Estamos estudando retomar os encontros presenciais em algumas das cidades anteriormente programadas, dependendo da evolução do cenário”, finaliza o diretor da Planet Franchise.