EFFE Franchising entra no mercado de franquias e adquire marcas consolidadas no Brasil

Fundada em 2016, em São José do Rio Preto (SP), a EFFE Franchising é uma holding especializada em gestão de franquias. A partir da extensa experiência de seus fundadores, os empresários Evandro Pinotti e Gustavo Cunha, a empresa nasceu com o propósito de gerir redes de franquias com foco em transparência, comprometimento com os franqueados e suporte qualificado e orientado a resultados. Desde sua inauguração, a EFFE Franchising é detentora das marcas Doutor Resolve, Dona Resolve e Doctor Solución, respondendo por mais de 160 unidades franqueadas. A meta da empresa é chegar a 350 unidades, até 2021.

Formado em Ciências da Computação e com MBA em Gestão Empresarial e Comercial, Evandro Pinotti conheceu Gustavo Cunha, formado em Administração de Empresas, quando ambos trabalhavam na sede da Resolve Franchising, então detentora das três marcas. Após o desligamento dos dois profissionais, entre o final de 2015 e início de 2016, um projeto em comum, com foco na estruturação de redes de franquias, os uniu novamente, para o nascimento da consultoria Suporte & Franquia.

Com a grande expertise no segmento, o modelo de negócio rapidamente evoluiu e surgiu a oportunidade de aquisição das três marcas com as quais trabalhavam. “As marcas foram colocadas à venda e, como conhecíamos o potencial das redes, achamos uma excelente oportunidade. Sabíamos que poderíamos agregar e evoluímos na negociação”, explica Cunha, sócio e diretor de Negócios da EFFE Franchising. A aquisição foi formalizada em junho de 2016. Naquele momento, Cunha e Pinotti assumiram as marcas com a proposta de repensar e otimizar toda a estratégia adotada junto aos franqueados, com vistas a um crescimento estruturado e participativo da rede. Assim, em 1º de agosto do ano passado nasceu a EFFE Franchising.

“Fizemos uma pesquisa de mercado e identificamos um grande potencial de aprimoramento e desenvolvimento destas marcas, com um novo estilo de gestão. Decidimos adquirir os direitos das marcas e, desde então, temos focado em uma expansão estruturada, com indicadores claros e métodos aplicáveis”, disse o sócio e diretor de Operação da empresa, Evandro Pinotti.

“Em contato com franqueados, percebemos que havia espaço para crescimento e otimização de gestão das unidades e foi o que nos motivou a prosseguir com a negociação das marcas. Encontramos a oportunidade de estruturar a rede da maneira com que imaginávamos que seria o ideal”, comenta Gustavo Cunha.

Com a compra das marcas de franquias, a holding recontratou os funcionários da antiga controladora e investiu em um plano inovador para reformular a gestão. “Nosso objetivo sempre foi o crescimento sustentável, eficiente e eficaz. Foi isso que transmitimos à equipe quando assumimos o controle”, explica Pinotti.

Entre as novidades apresentadas pelos empresários para reestruturar as marcas estão o Programa de Excelência em Gestão, que foca metas e resultados tanto para a franqueadora quanto para os franqueados. O programa oferece ferramentas operacionais e treinamentos de gestão para o franqueado, por meio de vídeos rápidos encaminhados semanalmente à rede, com o propósito de trabalhar temas voltados a gestão da unidade, marketing, administração, comercial, RH, entre outros. Também foi implementado o Franchisee Coach, voltado ao desenvolvimento pessoal de cada franqueado, com o objetivo de dar suporte comportamental, com desenvolvimento de habilidades e potenciais de cada administrador.

Os cerca de 90 franqueados das marcas foram contatados diretamente pelos sócios e sua equipe, a fim de checar a satisfação com a marca e com o suporte oferecido pela franqueadora. De posse de uma lista de melhorias propostas pelos empreendedores ouvidos, o passo seguinte foi a criação de soluções táticas e estratégicas que pudessem extinguir os problemas de comunicação com franqueados e fornecer informações úteis e customizadas para cada loja, especificamente. O resultado, ao longo de 10 meses de operação, foi o alcance de quase 100% de satisfação no feedback dos franqueados quanto ao suporte e gestão da franqueadora.

“Organizamos o suporte e melhoramos a percepção sobre ele. Assim, deixamos a relação transparente e com objetivos claros de onde o franqueado pode chegar com nossas marcas. Isso também nos deu a possibilidade de cobrar resultados, avaliando pontos a serem melhorados em cada unidade”, afirma Pinotti.

Agora, a holding prepara-se para retomar o trabalho de expansão das marcas, com o cuidado de priorizar o relacionamento e o fornecimento de ferramentas estratégicas para o crescimento e a evolução das marcas. “Sentimos nesse momento que nossa equipe está 100% preparada para atender qualquer demanda, com processos bem estruturados e ações sólidas”, comenta Gustavo Cunha.

Marcas de franquias

A Doutor Resolve é uma rede de franquias que oferece serviço especializado em reparos e reformas de residências e pequenas empresas. O objetivo é oferecer a contratação de profissionais qualificados para trabalhar com rede elétrica, jardinagem, pintura, alvenaria, entre outros. Com investimento inicial na faixa de R$ 60 mil a R$ 70 mil, incluindo a taxa de franquia, a marca possui modelos ponto comercial e home-based. O faturamento médio mensal é de R$ 40 mil, com uma estimativa de lucratividade de 20%.

A franquia Dona Resolve oferece ao cliente serviços de limpeza (residencial, comercial e pós-obra), além de facilidades como personal organizer, passadeira e higienização de estofados. O investimento inicial, voltado ao modelo home-based, é de R$ 50 mil, e pode seguir até R$ 75 mil, para ponto comercial, com faturamento médio de R$ 30 mil e lucratividade média de 18%.

Já a rede Doctor Solución nasceu em julho de 2013 com atividade inicial na Colômbia. Com a mesma estrutura da Doutor Resolve, a marca é destinada à América Latina e hoje conta com 23 franquias entre Colômbia, México e Panamá.