Dot Bank, primeiro banco digital no formato de franquias, inicia atuação em seis regiões do Brasil

Os bancos digitais entraram no dia a dia das pessoas e empresas há alguns e anos e estão tendo uma maior adesão agora com o período de quarentena. Além da facilidade de acesso, esses bancos oferecem taxas menores que os bancos tradicionais e estão conquistando o mercado.

Segundo a Pesquisa FEBRABAN de Tecnologia Bancária 2019, em 2018 foram abertas 2,5 milhões de contas por meio do celular – um aumento de 56% em relação ao 1,6 milhão registrado em 2017. O número de contas abertas por meio do internet banking também saltou de 26 mil em 2017 para 434 mil em 2018. Esse crescimento significativo na oferta de serviços digitais é reflexo da preocupação dos bancos em facilitar o acesso dos consumidores aos serviços bancários. Os smartphones são a principal ferramenta utilizada para ter acesso às operações financeiros.

Nesse cenário, além dos bancos tradicionais, as fintechs têm forte atuação no ecossistema financeiro.

Banco Digital em ascensão

O Dot Bank foi lançado no mercado no segundo semestre de 2019 pelo empreendedor serial Marcelo Salomão que há anos estuda o mercado financeiro e de tecnologia. “A ideia sempre foi oferecer soluções que impactassem menos as empresas no que se relaciona ao sistema financeiro. Infelizmente enquanto empresários, estamos reféns dos bancos e abusos do setor, o Dot Bank veio para quebrar essa barreira com produtos e serviços de baixo custo e sem mensalidade”, explica Salomão.

A rede apresentou nos últimos meses um aumento significativo no número de leads, cerca de 40% em relação aos meses anteriores. “Ter conta corrente gratuita e vários serviços com preços competitivos frente aos bancos tradicionais está fazendo a diferença para esse crescimento”, reforça.

Atuação

Em junho de 2020, franqueados do Dot Bank passaram a atuar nas cidades de Caxias do Sul/RS, Maracanaú/CE, Santos/SP, Araçatuba/SP e Brasília/DF. Enquanto franqueados da marca eles vão atuar em home office como se fossem uma agência/gerente na região orientando os clientes nas melhores práticas relacionadas à gestão do negócio e taxas de serviços financeiros.

“Temos uma ferramenta integrada. Em nossa plataforma é tudo conectado através de APIs, que é uma tecnologia nova e garante toda transação realizada. Essa integração proporciona uma otimização de trabalho considerável para as empresas. Hoje existe um grande retrabalho nas empresas onde muitas operações precisam ser feitas duas ou mais vezes em softwares diferentes. Exemplo: Se você paga uma conta de energia na plataforma do banco, depois tem que fazer o mesmo lançamento no software de gestão, e quando o pagamento for realizado tem que fazer outro lançamento para dar baixa. Ainda, no final do mês ou período, se faz necessário a conciliação bancária com objetivo de garantir que todos os lançamentos realizados na conta corrente da empresa também estão lançados no software de gestão”, explica o empresário.

Produtos e serviços

O foco de atuação do Dot Bank são empresas com alto volume de emissão de boletos bancários e que desejam automatizar 100% seu fluxo de pagamento e recebimento. Além dos valores competitivos em relação aos boletos ao usar o Dot Bank a empresa pode fazer toda a gestão do negócio em um único software.

Aliás, o Dot Bank tem multisserviços como:

  • – Boletos bancários
  • – TED com custo fixo
  • – Automação de pagamentos
  • – Automação de recebimentos
  • – Serviço de cobrança e recuperação de títulos vencidos para empresas
  • – Plataforma SAAS para utilização
  • – Boletos bancários com automação total
  • – Sistema de cobranças de inadimplentes
  • – Envio de dinheiro para fora do Brasil
  • – Recebimento de dinheiro no Brasil provindo de outros países
  • – Venda de papel moeda (câmbio)

Seja um franqueado

Para fazer parte da rede e atuar como agente financeiro em determinada localidade, o investimento inicial da franquia é de R$6,5 mil (já somados a taxa de franquia + capital de giro) e com um lucro líquido de 15% a 50%. “Acreditamos que temos potencial para crescer exponencialmente em função do cenário econômico e pelo modelo de franchising aplicado nesse negócio”, conta ansioso.

Ganhos do franqueado

O franqueado monetiza vendendo cestas ou pacotes com produtos oferecidos pela franqueadora, podendo ser montada de acordo com as necessidades do cliente. Abaixo temos um modelo de pacote completo:

  • Conta Corrente Digital: TAXA 0%
  • ERP: 3% do salário mínimo
  • Superpush
  • Pdv portátil: 3% do salário mínimo
  • Coletor portátil

2 TED

  • ·         Custo aproximado do franqueado: R$75,00
  • ·         Sugestão de preço de venda: R$300,00 a R$350,00

Além desses produtos, temos o boleto bancário que pode ser oferecido para o mesmo cliente com valor avulso à unidade, mediante negociação que pode chegar até 100% do custo do mesmo, ou seja, além da mensalidade a emissão de boletos bancários gera receita adicional. Os produtos free podem e devem ser usados como estratégia de vendas na negociação com o cliente final, como diferenciais do DotBank.