Do sonho do intercâmbio para uma franquia de sucesso

Casal investe em franquia de idiomas em cidade onde conhecem apenas uma pessoa

Os sonhos sempre guiaram os empreendedores Jamenson Leandro Benites, o James, e Cristiane Benites, sua esposa. E foi um sonho que os fez investir em uma franquia da Academia de Inglês Washington após retornarem de um intercâmbio no Canadá, em Joinville, onde conheciam apenas uma pessoa. 

Vindo de uma família simples, James saiu de casa aos 17 anos para viver seu sonho. Inspirado pelo seu irmão, que saiu de casa aos 18 para viver de música, ele saiu de Amambaí, no Mato Grosso do Sul, para o mundo. “Decidi sair de casa e fui morar em outro estado, longe dos meus pais. Eles me apoiaram, mas não tiveram condições financeiras para me ajudar, então posso dizer que foi um pouco por satisfação pessoal para mudar”, conta James. 

O empreendedor trabalhou como músico, auxiliar de escritório, instalador de alarmes e câmeras, e limpeza de janelas externas de prédios. “Sempre procurei valorizar meu trabalho, independente do que estava fazendo, como auxiliar de escritório de advocacia fazia meu melhor, comecei atendendo telefone e cheguei a desenvolver textos para clientes de liberdade provisória até progressão de regime para crimes hediondos. Sempre me dediquei em tudo o que fiz, dando meu melhor e, pelo fato de estar sempre ‘imerso’ em meu trabalho, sempre trabalhei feliz”, acrescenta o empreendedor. 

A vida se encarregou de levá-lo ao encontro de Cristiane Benites que nasceu em Faxinal, no Paraná, e também começou a trabalhar cedo, aos 18 anos. Em 2010 o casal fez um intercâmbio em Toronto, no Canadá, para adquirir mais conhecimentos. “Quando retornamos para o Brasil sentimos a necessidade de buscar algo novo, tivemos algumas decepções quando procuramos empregos em escolas como ‘teachers’, o salário era muito baixo para as qualificações que havíamos adquirido no exterior e resolvemos partir para o lado totalmente desconhecido para nós, o empreendedorismo”, conta James. 

Em 2013 o casal decidiu buscar informações sobre franquias e, com a proximidade da Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos no Brasil, optaram por investir em uma rede de franquias de idiomas, a Academia Washington Franchising, que se enquadrava no perfil buscado pelos dois. “Iniciamos, minha esposa e eu, sem nenhuma noção de empreendedorismo, fomos e estamos sendo corajosos, enfrentando tudo e mais um pouco. Tivemos que aprender tudo na prática. Desde como vender, receber e como gastar. Ainda temos muito o que aprender”, acrescenta o franqueado com orgulho. 

A escolha da cidade foi um tiro no escuro, Joinville, em Santa Catarina, com pouco mais de 500 mil habitantes, onde conheciam apenas uma pessoa, a qual lhes apresentou a cidade. No primeiro semestre, a escola contava com 20 alunos e apenas uma desistência, uma retenção de quase 100%, no semestre seguinte, chegaram a 34 alunos. Hoje, a unidade da Academia Washington Franchising em Joinville muda a vida de 120 alunos. 

“O que mais me deixa realizado e emocionado é o fato de que estou fazendo parte da vida de muitas pessoas e, consequentemente mudando o futuro de muitos com o ensino da língua inglesa. Acho fascinante o fato de que não trabalho apenas com pessoas isoladamente, elas também tem suas famílias, anseios, planos, e estou fazendo parte disso diariamente. Cada dia é um novo desafio”, emociona-se James, que hoje, faz palestras em escolas sobre sua vivência no exterior, além de falar sobre como o inglês mudou sua carreira e vida. 

Apesar de estar em um mercado com fortes concorrentes, James acredita que há espaço para todos, mas busca focar nos alunos para que sintam que o investimento na Academia de Inglês Washington faz a diferença, investindo em ações internas para envolver os alunos. ”Para se destacar dos demais é preciso tratar cada um deles como aluno e não como apenas um número. É essencial tratá-los cada aluno singularmente, pois cada um tem uma situação ou um problema diferente que temos que ajudar ou direcionar, isso cabe também na parte pedagógica onde nossos ‘teachers’ são capacitados a ensinar de uma maneira em que todos os alunos se sintam confortáveis e consigam superar suas dificuldades. O grande diferencial é a capacitação dos colaboradores”, explica o franqueado. 

A Academia Washington Franchising se destaca por não apenas ensinar gramática, mas também a cultura dos países de língua inglesa, funcionando quase que como um intercâmbio, onde os alunos podem adquirir outra bagagem cultural. As aulas são focadas em conversação, totalmente em inglês, incentivando o aluno a pensar em inglês. O material didático e a metodologia de ensino foram criadas pelo fundador da marca, Luis Octávio da Costa, que, em 1963 abriu a primeira escola da rede no interior do Paraná. 

Agora, James está cursando o terceiro ano de Letras (Português/Inglês) e se preparando para voltar a Toronto este ano e realizar o curso CELTA (Certificate in English Language Teaching to Adults), para melhorar ainda mais a qualidade de seus treinamentos pedagógicos e capacitação de seus colaboradores, e garantir excelentes resultados para os alunos. “Para quem quer empreender, a dica é simples: coragem, foco, honestidade e muita, mas muita paciência. Valorizar cada cliente é a chave do crescimento e sucesso. São pessoas que estão semanalmente e, às vezes, diariamente em sua frente e por trás destas pessoas existe uma rede imensa de contatos que você só conseguirá valorizando, primeiramente, seu cliente”, finaliza Benites.