Diferenciais têm feito consumidor optar pelos serviços domésticos de empresas especializadas

Mesmo depois de mais de 5 anos da promulgação da PEC das Domésticas, o número de profissionais domésticos com carteira assinada encontra-se em queda – em 2018 foi o menor desde 2012. No mesmo ano, existiam cerca de 6,24 milhões de trabalhadores na área sendo 4,42 milhões deles sem estarem no regime de contratação CLT, segundo Pnad Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios). Ao contrário do que acontece em outras áreas, os pagamentos recebidos pelos profissionais domésticos vêm caindo.

Conforme a legislação, exige-se carteira assinada para a doméstica que trabalha a partir de três dias por semana. Então, devido também ao cenário econômico, as famílias brasileiras continuam trocando os trabalhadores mensalistas por diaristas, que vão trabalhar eventualmente, não sendo necessária assim a assinatura da carteira de trabalho.

“O ideal é que as pessoas passem a pensar nesses trabalhadores para que tenham condições melhores de trabalho sendo contratados por empresas especializadas, que consequentemente oferecem serviços de qualidade em suas casas”, explica José Roberto Campanelli, diretor da Mary Help, franquia especializada em serviços de profissionais diaristas e seleção de mensalistas

As empresas que intermediam a contratação de diaristas continuam sendo uma saída ao brasileiro, fazendo com que ele continue contando com o serviço sem ter que sacrificar boa parte de seu orçamento. Ele também deixa de ter que fazer a seleção do funcionário, uma vez que a empresa contratada passa a se responsabilizar por isso. 

“Os serviços domésticos são muito importantes na vida de qualquer pessoa. São eles que proporcionam uma melhor qualidade de vida, pois nada como chegar em casa ou mesmo terminar o dia com a casa limpa, organizada e poder descansar despreocupado. Mas é preciso estar atento à empresa que se contrata e com a qualidade dos serviços prestados. Também é crucial ter conhecimento da idoneidade da empresa. Hoje é grande a oferta e a demanda destes serviços e o profissional que se destaca leva vantagem no mercado, mas para isso, ele precisa ser muito bem selecionado”, declara Campanelli.

Na Mary Help, por exemplo, as diárias podem ser agendadas via aplicativo, onde o cliente especifica exatamente o que precisa e o número de horas que serão trabalhadas. “É preciso entender que cada pessoa tem uma exigência. Eu mesmo quando preciso destes serviços, percebo que tenho necessidades específicas. Cada casa funciona de um jeito, cada pessoa tem sua maneira de se organizar e suas preferências com relação à higiene e limpeza e isso deve ser respeitado”.

O empresário explica que é sempre importante que o consumidor cheque se a empresa que irá oferecer o serviço realiza processo seletivo, entrevistas, checagem de referências e treinamento de seus profissionais, e que isso deveria ser feito em qualquer setor da economia, não só nas atividades domésticas. Esta é uma maneira de impulsionar ainda mais a qualidade dos serviços prestados e reforçar a importância da qualificação dos profissionais. “Em nossas unidades, os franqueados triam os pedidos dos clientes e escolhem a profissional que vai atender conforme as necessidades de cada pessoa. Após a diária, uma pesquisa de satisfação é feita”, complementa.

Como diferencial para o cliente, a Mary Help oferece facilidade e segurança na hora da contratação dos serviços, tudo visando modernizar e melhorar as condições de trabalho deste segmento. “Não é simplesmente limpar, lavar, passar, é cuidar dos bem-estar das pessoas. Profissionais que sabem tratar cada cliente como único têm se destacado, mas para isso eles precisam ser valorizados e selecionados e cabe a nós fazermos isso”, conclui Campanelli.    

Além dos profissionais que realizam serviços domésticos de limpeza, a Mary Help também disponibiliza lavadeiras, passadeiras, cozinheiras, garçons, churrasqueiros, babás, personal organizers, cuidadores de idosos, entre outros.

Fundada em 2011, antes mesmo da criação da chamada PEC das Domésticas, a Mary Help se lançou no mercado como a primeira empresa especializada onde as profissionais são agenciadas via aplicativo ou telefone para prestar serviços tanto para famílias, como também para empresas e comércios. Com 94 unidades, a rede viu o número de diárias saltar de 200 mil anuais para 360 mil em 2018. Hoje são cerca de 4 mil diaristas que oferecem seus serviços e se destacam via Mary Help.