Dia do T.I; mercado promissor e em desenvolvimento no Brasil

Dezenove de outubro é dia do T.I no Brasil. Por aqui, este profissional tem muito o que comemorar. Se enquanto profissional seu papel vem sendo cada vez mais valorizado, como empreendedor, então, o mercado cresce em ampla escala. Segundo o Empresômetro, empresa de inteligência de negócios, em 10 anos, a média ultrapassa 118% de crescimento. O estudo revela que o setor de serviços foi o que mais cresceu. Para se ter uma ideia, a atividade de web design, em 2008, apresentava pouco mais de 25 negócios formalizados, em 2018 foram abertos mais de 207 empreendimentos na área de atuação.

Outra pesquisa, esta realizada pela IDC Brasil, reforça o progresso. Ele diz que o mercado de TI deve crescer 10,5% no Brasil em 2019, embalado principalmente por processos de transformação digital, por movimentos de substituição de tecnologias, entre outros.

Alternativa

Para quem quer empreender, mas não sabe por onde começar ou tem medo de arriscar no desconhecido, o franchising é uma boa opção. O sistema oferece respaldo e know-how, além de proporcionar a possibilidade de trabalhar com uma marca de renome no mercado e com credibilidade diante do consumidor, assim como a Gigatron Franchising.

A Gigatron é uma franquia especializada na criação de software para gestão com mais de 20 anos, metade desse tempo, com atuação no ramo de franquias. Hoje são mais de 70 unidades em operação divididas entre os principais estados brasileiros.

Microfranquia

O modelo de negócio é bem atrativo. Para o home office: R$10.500 mil, já incluindo taxa de franquia e capital de giro. O lucro líquido é de R$3.500; taxa de retorno de um a 12 meses; não cobra taxa de royalties e ainda possibilita ao franqueado atuar de acordo com seus próprios horários.

A Loja Física tem um investimento inicial de R$13.200,00, somando a taxa de franquia, capital de giro e taxa de instalação. O lucro líquido é de R$4 mil, a taxa de retorno de três a 12 meses e também não possui taxa de royalties.

Marcelo Salomão, diretor executivo da Gigatron, explica que trabalhos funcionam assim: “o candidato a franquia é credenciado e homologado com todos os softwares da rede, em seguida ele vai até o possível cliente, identifica a necessidade e na sequência faz a implantação da solução em software solicitada. A monetização vem através de uma receita recorrente, por conta da utilização do software, no qual, o cliente final paga uma mensalidade para o franqueado. E a partir dai o ele começa a ir à campo realizando atendimentos e a prospecção de novos clientes”, explica.

E para que ele cresça no seu local de atuação, a rede oferece um suporte completo. Ou seja: apoio comercial, marketing, técnico, auxílio para converter novos clientes e a manutenção para ter o melhor desempenho possível do operacional da franquia, entre outros. “Oferecemos todo o suporte inicial para desenvolvimento das habilidades, funções dos softwares e equipamentos operacionais. Em seguida é feito a liberação do suporte comercial, com estratégias de expansão. Na sequência, o setor de marketing cria todo conteúdo gráfico e digital. E por fim, o suporte técnico é oferecido para sanar dúvidas”, explica o empreendedor.

E antes mesmo de iniciar as atividades, a Gigatron prepara o investidor por meio do treinamento que é feito em duas etapas. “A primeira é realizada online na plataforma Giga EAD, já a segunda, é o treinamento prático e a homologação. Após concluir esse processo e enviar a documentação, o franqueado pode dar início a comercialização dos softwares”, fala.

Perfil de franqueado

Para se tornar um franqueado da marca, Marcelo explica que é necessário ter o perfil específico, como: conhecimento em administração, gestão, técnica em softwares e hardware, comercial, noções em marketing e gestão. “Assim, quando essas características estão alinhadas com o suporte da rede, o desenvolvimento é certo”, finaliza o empresário.