Desemprego enaltece busca por franquias baratas e lucrativas

O turismo é um dos segmentos com maior força no Brasil. O resultado dos seus desdobramentos se reflete até mesmo no empreendedorismo, que pega carona no setor e deslancha ano após ano. O franchising, por exemplo, é um sistema que sempre apresenta bons números vinculado ao turismo.

Dados divulgados pela ABF (Associação Brasileira de Franchising) evidenciam essa realidade. De acordo com a pesquisa, Hotelaria e Turismo, apresentou o 2º maior faturamento (14,6%) no segundo trimestre de 2018 em comparação a 2017.

A ABF aponta que contribuíram para este desempenho parcelamentos e promoções promovidas pelas redes de franquias para manter suas vendas. A elevação do dólar impactou as empresas, porém ela foi parcialmente compensada pela venda de pacotes e destinos nacionais.

Influências externas

Henrique Mol é diretor executivo da Encontre Sua Viagem, franquia especializada em serviços de turismo. Para ele, questões de promoção e parcelamento, de fato, foi uma opção que deu uma alavancada na venda dos serviços. “Estamos adotando essa medida desde o ano passado. Por conta da economia, essas estratégias foram essenciais para motivar o brasileiro a viajar”, explicou.

O empresário conta que as viagens não deixaram de acontecer, o que aconteceu é que houve uma adaptação. Hoje os destinos mais procurados são nacionais ou em países vizinhos – principalmente a Argentina e Chile – os dias de viagens diminuíram e a data está sendo planejada com bastante antecedência.

“Ou seja, vemos que as pessoas estão se programando para viajar e analisando prováveis lugares que geram menos custos, porém que ofereça uma experiência extremante prazerosa. Claro que com esse comportamento, nós tivemos que nos adaptar. E por conta disso, passamos a oferecer pacotes mais enxutos e que se adaptasse à necessidade do turista”, conta.

Diante de um cenário de incertezas, a franquia se manteve estabilizada, e conquistou um crescimento de 15% neste primeiro semestre em comparação com o mesmo período do ano passado.

Negócios não param

A geração de negócios também não para. Nesse quesito a Encontre Sua Viagem também apresentou progresso. O empresário acredita que a alta do desemprego vem contribuindo para essa questão. Ele explica que diariamente acompanha interessados que buscam por franquias baratas e lucrativas para alcançarem uma renda mensal ao fim do mês.

“A alta do desemprego vem impulsionando a abertura de negócios. O mercado está difícil, poucos conseguem vaga de emprego. Com isso, o brasileiro visualiza nas franquias uma oportunidade de renda. E o turismo, por ser um segmento que está sempre em alta, acaba sendo uma das principais escolhas. Esse ‘sucesso’ dá mais segurança para o investidor”, explica.

Índices

De fato o desemprego ainda é uma realidade por aqui. No primeiro trimestre desse ano foi registrada uma média de 12,9%, de acordo com o IBGE (Índice Brasileiro de Geografia e Estatística). O índice subiu em relação ao trimestre anterior (12,2%), porém, apresenta uma melhora na comparação com o mesmo trimestre do ano passado (13,6%). Apesar de ser uma notícia boa, o porcentual de crescimento ainda é muito pequeno, o que justifica o crescimento de negócios por necessidade.

Negócio de baixo investimento

A marca Encontre Sua Viagem possui modalidades de negócios com foco apenas em microfranquias. Na modalidade home office, o investimento é de R$7 mil, inclusos capital de giro e taxa de franquia; o prazo de retorno é a partir de três meses e lucratividade de R$3 mil a R$7 mil. Já o modelo Loja Física, o investimento é de R$40 mil, somados a taxa de instalação, capital de giro e taxa de franquia, prazo de retorno a partir de 12 meses e lucratividade de R$15 mil.

Mesmo ambas sendo relativamente do mesmo parâmetro (micro), Henrique conta que a franquia home office vem sendo a aposta do público investidor. “Hoje 80% da nossa rede é composta por essa modalidade. Vimos nesses últimos tempos, um crescimento muito grande nesse sentido. Das 55 franquias vendidas em 2018, 45 são home”, falou.

O baixo investimento somado aos custos reduzidos são os maiores propulsores da venda dessa modalidade. Segundo Henrique, diversos gastos podem ser drasticamente reduzidos, como: manutenção do ponto comercial, alimentação em restaurantes, transporte, etc. “Os custos essenciais são mesmo com internet e telefone. O que é bem pouco comparado a um local que exige mais estrutura. Para quem está precisando de dinheiro, é a garantia de comida à mesa e contas acertadas”, finaliza.